Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Afastado de novela, José Mayer se desculpa por assediar figurinista

José Mayer na última novela, A Lei do Amor

Não é apenas um pedido de desculpas.  A carta aberta de José Mayer, divulgada há pouco, em que o ator admitiu que passou dos limites, por meio de atitudes machistas e invasivas, com a figurinista Susllem Tonani, é também uma revisão de valores em um mundo em mutação para o qual muitos homens ainda estão mal preparados. Intérprete de personagens sempre sedutores em novelas e séries, Mayer se coloca como um desses.

A carta é uma reação ao desabafo da figurinista, feito na última sexta, por meio do blog #AgoraÉQueSãoElas, da “Folha de S.Paulo”, em que ela denuncia o ator por assédio sexual sofrido por ela durante a novela “A Lei do Amor”. No mês passado, ele chegou a colocar a mão esquerda em sua genitália, gerando risos entre colegas presentes. Aqui, a carta dela.

 

“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, não sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras e piadas. Não podem. Não são.

Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele. 

Este é o meu exercício, este é o meu compromisso, isso é o que eu aprendi.

A única coisa que posso pedir a Susllem, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a  mudar.

Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso afirmar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer” .

 

A carta de Susllem motivou um protesto interno nos Estúdios Globo. Várias funcionárias e atrizes se engajaram na campanha, vestindo camiseta onde se lê: “Mexeu com uma, mexeu com todas”. As atrizes Sophie Charlote, Luíza Arraes, Tainá Muller, Drica Moraes. Taís Araújo, Déborah Secco, Grazi Massafera, Cissa Guimarães, Astrid Fontenelle, Maria Casadevall, Camila Pitanga, Leandra Leal, Débora Falabella e Dira Paes são algumas das que endossaram a campanha.

instagramatrizes

A direção da emissora apoiou o protesto e afastou o ator da escalação da novela “O Sétimo Guardião”, de Aguinaldo Silva, prevista para 2018.

A Globo se manifestou em comunicado sobre o caso: “No que diz respeito à escalação, sim, a Globo decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove, de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada.  A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo o apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi o que fizemos. E é isso que sempre faremos”.

 

Aguinaldo Silva acatou a decisão da casa e diz que não tem ainda outro nome em mente para o personagem.

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione