Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Basquete e Atletismo encabeçam audiência paralímpica

basqueteparalimpico

Basquete, Atletismo, Natação e Vôlei, nesta ordem, foram as modalidades que mais impactaram o público pela TV durante a transmissão dos Jogos Paralímpicos 2016, segundo um levantamento do Kantar IBOPE Media que o TelePadi adianta com exclusividade.

Ranking das modalidades que impactaram o maior número de pessoas nos Jogos Paralímpicos 2016

Posição Modalidade
Basquete
Atletismo
Natação
Vôlei
Futebol de 7
Futebol de 5
Levantamento de Peso
Tênis de Mesa
Judô
10º Tênis

No ranking geral, as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos foram os eventos que alcançaram o maior número de pessoas. O estudo leva em conta os telespectadores que sintonizaram as transmissões da Paralimpíada por, ao menos, um minuto.

 

Ranking dos eventos que impactaram o maior número de pessoas na Paralimpíada 2016

Posição Evento
Cerimônia de Abertura
Cerimônia de Encerramento
Basquete Masculino Brasil x Irã
Basquete Masculino Grã Bretanha x Brasil
Vôlei Masculino Egito x Brasil

 

Um dado relevante é que 49,4% dos domicílios onde os Jogos Paralímpicos foram sintonizados são da classe AB, sendo que 70,7% dos indivíduos são maiores de 35 anos, o que configura claramente uma plateia mais madura. No balanço de gêneros, o placar foi quase um empate, feito por 50,9% de homens e 49,1% de mulheres. Mas, antes que alguém se arrisque a dizer que o público AB tem mais interesse nos jogos, convém lembrar que a TV aberta, incluindo o canal de maior alcance, praticamente ignorou as transmissões, restringindo o assunto aos seus telejornais. A concentração do evento na TV paga, portanto, conspira a favor dessa suposta preferência de telespectadores mais abastados.

Diretora de Video Audience Measurement da Kantar IBOPE Media, Fábia Juliasz acredita que as 72 medalhas dos atletas brasileiros na Paralimpíada também engajaram o telespectador. “Em média, as pessoas assistiram 32 minutos diários da competição”, ela avalia.

No Twitter, a rede social mais afinada com transmissões ao vivo pela TV, as modalidades mais comentadas foram atletismo, natação e vôlei. O nadador Daniel Dias, recordista mundial e maior medalhista do país, foi o atleta mais mencionado na rede de microblogs. As mensagens também endossam o apoio da torcida, com 24,1% das postagens acusando tom positivo, ante 2,8% de tuítes em tom negativo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione