Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Jesuíta Barbosa estrela série que valoriza Pernambuco: Canal Brasil

Mais um programa de TV que honra o veículo estreia neste sábado, 19 de novembro, pelo Canal Brasil e, brinde de luxo, pelo Facebook, ao mesmo tempo: 22h. Jesuíta Barbosa, Hermila Guedes e Marcélia Cartaxo estrelam a série “Fim do Mundo”, assinada “só” por Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. A presença de ícones pernambucanos nos créditos é uma tradução das ótimas intenções da série: celebrar a cultura pernambucana como grande expoente cultural do Brasil atual, especialmente no cinema.

O espisódio de estreia já está disponível no Canal Brasil Play, plataforma sob demanda do canal, para assinantes verem onde, quando e como quiserem a programação do canal. Finalizada a exibição da estreia na TV e no Face, os outros quatro episódios da série estarão disponíveis no Canal Brasil Play, para assinantes, para serem vistos de uma só tacada. Essa é a boa tendência seguida pelas emissoras em busca daquele telespectador que trocou seu tempo de consumo de TV pela Netflix. Agora, todo mundo pode ser um pouco Netflix e viva o binge watching!

Pernambuco é hoje o maior reduto de talentos cinematográficos do Brasil. O estado que se orgulha da música do manguebeat e da música de  Chico Science ou da arte de Brennand une agora, em um mesmo título, créditos da maior importância para o repertório nacional. A produção é de João Vieira Jr. e Nara Aragão, da REC Produtores.

A sinopse: Na adolescência, após adquirir uma má reputação na vizinhança onde morava, Vitória (Hermila Guedes) precisou deixar a cidade. Agora, se vê obrigada a voltar para Desterro, na tentativa de recomeçar a vida ao lado do filho Cristiano (Jesuíta Barbosa). O jovem acaba de sair da prisão e questiona a atual liberdade ao perceber que todos ao seu redor estão apegados a alguma amarra social. Ela, por sua vez, descreve a terra natal como o “fim do mundo”, onde pessoas estão fadadas à estagnação e conformadas a viver tradições com as quais não concordam. Quando chegam, são recebidos por Balbino (Alberto Pires), irmão de Vitória. Rude e intransigente, o homem defende seus hábitos como o ápice da moralidade social. Ele vive com a jovem Joaninha (Larissa Leão) e hospeda a sogra Mazé (Marcélia Cartaxo) como sua criada.

A relação familiar dá a tônica dos capítulos. Cada um, repare bem, é inspirado em um conto de um autor nordestino, trazendo grandes referências de cinema e literatura para a obra televisiva. O primeiro é livremente baseado numa história de Ronaldo Correia de Brito, e os seguintes trazem conceitos de Hermilo Borba Filho, Antônio Carlos Viana e Sidney Rocha. Apesar de uma narrativa fechada, a trama principal percorre toda a série, dialogando com cada trabalho literário e figuras folclóricas da cultura local.

Na TV, os horários alternativos para cada episódio são na terça, 0h15, e de quinta para sexta, às 3h. A classificação pede 16 anos.fim-do-mundo-foto-joao-lucas

 

Por Cristina Padiglione

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione