Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Novela angolana com atriz de ‘Lei do Amor’ estreia na TV Brasil

Heloísa Jorge, atriz que cá se tornou conhecida por 'A Lei do Amor', na novela angolana em exibição pela TV Brasil

Pronuncie comigo: “Jikulumessu”: esse é o título, seguido de um adendo em português “Abre o Olho”, da novela que estreia nesta quinta, na TV Brasil , às 20h30.

Angolana, a produção foi indicada ao Emmy Internacional  pela Academia Internacional de Televisão em 2015, ano em que a Globo levou o prêmio por “Império”, de Aguinaldo Silva. É a segunda produção do país africano a ganhar a tela da TV pública federal brasileira – a primeira foi “Windeck”, exibida entre novembro de 23014 e abril de 2015.

Dessa vez, as chamadas e toda a campanha teve como mote o rosto, já conhecido por aqui, da atriz Heloísa Jorge, que fez fusquinha para Cláudia Abreu na última novela das 9 da Globo, “A Lei do Amor”, como ex-namorada de Reynaldo Gianecchini.

A estreia em 25 de maio vem atender à celebração do “Dia da África”;

A trama acompanha a trajetória de Joel Kapala, um jovem de 17 anos, de origem humilde, que é admitido em uma escola tradicional de Luanda onde sofre bullying de colegas e até de professores. Após ser acusado injustamente de agressão a uma colega, Joel é expulso do colégio. Parte então para Nova York em busca de seus sonhos, e, claro, volta para se vingar daqueles abutres que lhe azucrinaram na infância e adolescência.

Mas “Jikulumessu” causou polêmica mesmo por mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens na TV angolana. Ah, o beijo gay, sempre roubando a cena, ainda… Na época, o canal público TPA tirou a novela do ar por uma semana. No mesmo ano, a trama foi exibida em Portugal pelo também canal público RTP.

O enredo se divide entre 1998, quando o jovem Joel deixa Lubango, cidade do interior de Angola, rumo a uma conceituada instituição de ensino da capital,  e 2014, quando volta dos Estados Unidos a Luanda. Heloísa Jorge, é bom avisar, só aparece na etapa da revanche.

Em 120 capítulos, a novela traz uma ideia da cultura angolana e toca em temas sociais, com espaço para abordar corrupção, prostituição, homofobia e consumo de drogas.

Ficha Técnica

Produção: Semba Comunicação

Direção: Marisa Tavares

Autores: Coréon Dú (autor da ideia original), Alexandre Castro, Isilda Hurst, Divaldo Martins, Ana Sofia Fernandes, Andreia Vicente Martins, Erikson Pacheco Rodrigues, Joana Jorge, Luisa Sampaio, Noé João e Pedro Barboa da Silva

Elenco: Celso Roberto, Constância Lopes, Daniel Martinho, Ana Almeida, Ana Karina, Carla Aragão, Délcio Rodrigues, Dinamene Boornois, Elisângela Gomes, Eric Santos, Ery Costa, Fernando Mailoge, Filomena Reis, Grace Mendes, Henza Benchima, Ilda Costa, Isabel Silva, Isalina Gonçalves, João Chaves, Joe Benoliel, Joicelino Bembo, Josefa Ferraz, Macgonel, Maueza Monteiro, Miguel Hurst, Nicole Júlio, Orlando Sérgio, Rafael Almeida, Rui Orlando, Sandra Gomes, Sofia Buco, Sónia Claudia Neves, Xavier António, Yaritssa Resende, Borges Macula, Heloísa Jorge.

Serviço

TV Brasil

Jikulumessu

De segunda a sexta, às 20h30

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione