Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

SescTV resgata montagem de Antunes para ‘Vestido de Noiva’

O SescTV, infelizmente no ar apenas pela internet  (sesctv.org.br/avivo), nos põe hoje diante de um clássico digno de ser tratado como clássico, ao exibir a montagem de Antunes Filho para “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, às 23h. Gravada em 1974 e exibida no programa “Teatro 2”, da TV Cultura, de São Paulo, a peça tem direção para TV de Ítalo Morelli, e traz no elenco Nathália Timberg, Lilian Lemmertz, Edwin Luisi, Célia Olga, Hilda Hasson, Luiz Carlos de Moraes e Paco Sanchez.

Levar a apresentação de peça de teatro à TV é sempre uma missão inglória: a grandeza da dramaturgia ali encenada, sobre um palco e diante de uma plateia, resiste bravamente ao enquadramento das arestas da tela. Um texto feito para o teatro pode funcionar muito bem para a TV, claro, desde que seja devidamente adaptado para um estúdio ou para a captação das câmeras. Nesse caso, Morelli não faz propriamente uma adaptação para a TV, e essa aí está a riqueza do registro, já que estamos falando de uma montagem histórica para o teatro brasileiro. O programa se esforça para posicionar câmeras e captação de áudio de modo a não interferir na leitura de Antunes.

 

Vestido de Noiva foi encenado pela primeira vez em 1943 e conta a história de Alaide, que é atropelada por um automóvel. Enquanto passa por uma cirurgia, relembra o desentendimento que teve com a irmã Lúcia, depois de roubar seu namorado Pedro.

Os pensamentos de Alaide, que está quase inconsciente, a transportam para o bordel de Madame Clessi, onde rememora o seu casamento. Confusa, Alaíde mistura passado e presente, fatos reais com invenções de sua memória. Vingança e morte pontuam a história, que tem como cenário o Rio de Janeiro dos anos de 1940.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione