Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo
Minha série

‘Sob Pressão’ faz pré-estreia internacional no Festival de Toronto e será destaque em Cannes

Evandro ( Julio Andrade ) e Carolina ( Marjorie Estiano ): 'Sob Pressão'

Aplaudida por crítica e público, a ótima série Sob Pressão, coprodução da Globo e da Conspiração Filmes, fez sua première internacional nessa sexta, 8 de setembro, na 42ª edição do Toronto International Film Festival, no Canadá. Os dois primeiros episódios foram exibidos na 3ª edição do Primetime, nova divisão do evento, dedicada às estreias internacionais de produções de televisão, com participação de países como Alemanha, Estados Unidos e Brasil, além do próprio Canadá. Amanhã, o título ganha por lá uma segunda exibição, sob o testemunho do diretor artístico Andrucha Waddington, da diretora Mini Kerti e de Lucas Paraizo, roteirista que assina os episódios ao lado de Antonio Prata e Márcio Alemão.

Criada a partir do filme homônimo, mas com outra concepção, por Jorge Furtado, Sob Pressão será também o cartão de visitas da Globo no MIPCOM, maior feira de TV do mundo, em outubro, em Cannes, no sul da França.

Protagonizada por Júlio Andrade e Marjorie Estiano, o drama apresenta as angústias profissionais e pessoais de uma equipe médica que trabalha, sem recursos, num hospital de pronto-socorro público, no subúrbio do Rio. Por meio das histórias de pacientes e profissionais, os roteiristas abordam problemas nossos de cada dia com um olhar capaz de suscitar a reflexão da plateia, levando repertório e conhecimento sobre temas como abuso sexual, abandono de velhinhos, crianças que convivem com o tráfico, homossexualidade envergonhada, linchamento público, abuso de álcool, automutilação, suicídio, Aids e outros tantos aspectos que permeiam as tramas centrais.

Até aqui, Sob Pressão tem sustentado, em média, a honrosa marca de 38 milhões de telespectadores por episódio, um montante de causar inveja a qualquer bilheteria de filme blockbuster.

A única ressalva que muita gente faz à série é que a regra no SUS não são médicos como o doutor Evandro, personagem de Julinho Andrade, ou como a doutora Carolina, papel de Marjorie Estiano. Para todos os fins, convém informar que eles podem não ser a regra, mas existem na vida real, que bom. O filme que deu origem à série nasceu de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro Sob Pressão com base no livro Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro, do médico Marcio Maranhão, consultor da série.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione