Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

TV Cultura também transmitirá os amistosos da seleção perdidos pela Globo

Douglas Costa e Jemerson em treino da seleção brasileira no estádio Lakeside, em Melbourne. Foto de Lucas Figueiredo/CBF

Perdidos pela Globo, que não entrou em acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os próximos amistosos da seleção brasileira serão transmitidos pela TV Brasil e também pela TV Cultura, a custo zero para ambas as emissoras públicas – a CBF entregará a captação empacotadinha, com locução de Nivaldo Prieto e comentários de Pelé e Denilson.

As partidas serão nesta sexta, dia 9, contra a Argentina, e na terça seguinte, dia 13, contra a Austrália, país que serve como sede dos dois eventos.

A CBF tentou negociar os jogos com a Globo e os demais canais comerciais, sem sucesso, de modo individual, como leilão fechado. Pelo novo modelo que a confederação vem tentando emplacar, ela própria faz a captação e geração da partida, inclusive com equipe de sua escolha. Prieto, Pelé e Denilson, nesse caso, são pagos pela própria CBF, e se a Globo, que sempre foi parceira da CBF, já era bastante acrítica à confederação, por esse modelo, podemos perder a esperança de ouvir qualquer aspecto negativo sobre o desempenho da equipe canarinho. O novo sistema vem sendo defendido por Marcelo Pinto, que até 2015, quando foi dispensado pela Globo, combateu esse modelo, em prol dos interesses da emissora, como contamos aqui no TelePadi na última semana.

Vindo de forte campanha nas eliminatórias sob o comando de Tite, o Brasil enfrenta seu maior rival, que estreia novo treinador. O argentino Jorge Sampaoli deixou o clube espanhol Sevilla para assumir o comando técnico da Seleção de seu país no último dia primeiro.

O segundo duelo será contra a modesta Seleção Australiana, que ocupa apenas a 48ª posição no ranking da Fifa. O Brasil se encontra na 1ª colocação.

A TV Brasil não abrirá espaço para publicidade, atendendo às regras de seu estatuto. A Cultura se permite alguma flexibilidade nesse território e poderá contar com apoio de marcas, o que está em negociação. Além das duas TVs públicas, o torcedor poderá acompanhar a transmissão via Facebook, ao vivo, aí, sim, com publicidade de sobra para atender aos anseios dos anunciantes pelo menu.

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Cristina Padiglione

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