1 ponto de audiência em SP salta de 70,5 mil para 71,85 mil domicílios
Toda virada de ano merece do Kantar IBOPE Media, que mensura a audiência de TV no Brasil, reajusta, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o número de domicílios com TV no país e o número de indivíduos distribuídos entre tantos televisores.
Hoje saiu a nova tabela dessa estatística, que passa a valer para os dados aferidos a partir de 1 de janeiro.
Um ponto de audiência significa sempre 1 ponto porcentual do universo de domicílios e indivíduos presentes em cada região. Todo ano, não é só o número de TVs que se multiplica em cada residência, mas também o próprio número de residências.
Na Grande São Paulo, por exemplo, e o mercado imobiliário pode atestar isso pelo grande número de lançamentos de imóveis pequenos, para uma ou duas pessoas, é latente o crescimento no índice de pessoas que moram sozinhas. Pelos dados atuais, em média, não temos nem três pessoas morando em cada domicílio.
Em 2018, 1 ponto de audiência nas 15 regiões metropolitanas aferidas pela Kantar IBOPE representará 248.647 domicílios e 693.786 indivíduos. Na Grande São Paulo, maior mercado do país, 1 ponto salta de 70,5 mil para 71,85 mil domicílios.
Abaixo, a lista de equivalência também para as demais praças aferidas pela empresa.