Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

2016: Jornalismo venceu entretenimento na TV, na média nacional

O Jornalismo, por meio de coberturas, programas noticiosos ou telejornais factuais, bateu a ficção e o entretenimento na TV, de julho para cá. A conclusão foi tomada com base nos dados de audiência da Gfk, instituto de pesquisas alemão que desde julho vem tabulando dados de audiência, em concorrência com o Kantar IBOPE Media, em 15 regiões metropolitanas do Brasil.

Mas vamos considerar que o período inclui a Olimpíada no Rio e nem só de notícia ruim são feitos os programas do gênero.

Na média nacional, os gêneros “Novela” e “Filme” ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente. Esse quadro, no entanto, sofre algumas alterações em determinadas regiões. No Sul, por exemplo, o gênero “Filme” ultrapassa os gêneros “Jornalismo” e “Novela”. Já no Nordeste, o gênero “Auditório” aparece em 1º lugar entre os três de maior alcance.

Todos os gêneros citados, segundo a Gfk, têm alcance significativo e de patamares similares, com mais de 68 milhões indivíduos alcançados.

Na TV fechada, “Filme”, “Série” e “Infantil” foram os gêneros de maior alcance, todos com média de 37 milhões de indivíduos atingidos.

“Nossa análise do consumo de TV pelos brasileiros no segundo semestre reflete de forma muito clara os diferentes momentos e situações vivenciados no País”, analisa o diretor-geral de Medição de Audiência da Gfk no Brasil, Flávio Ferrari (ex-Ibope). “O momento conturbado para a política brasileira impacta diretamente no aumento do consumo de informação. O comportamento do consumidor de TV também muda diante de situações factuais como férias, dias com muita chuva, falta de recursos para entretenimento fora de casa etc.”, completa.

Em julho, especificamente, férias escolares na maior parte do País, houve maior afinidade das crianças com o gênero “Infantil”, na TV aberta e fechada. No mesmo período, entre adolescentes de 12 a 17 anos, a afinidade foi maior com o gênero “Desenho Adulto”.

Eis aqui um ranking dos episódios mais vistos por tema:

 

Esporte

  1. Abertura Olimpíadas (5/8): 28,2 milhões de indivíduos alcançados
  2. Abertura Paralimpíadas (7/9): 23,4 milhões de indivíduos
  3. Estreia do Tite na Seleção (1º/9): 21,6 milhões de indivíduos

 Política

  1. Cobertura Impeachment (31/8): 35,1 milhões de indivíduos
  2. Pronunciamento posse Presidente Michel Temer (31/8): 18 milhões de indivíduos
  3. Discurso Dilma Rousseff durante processo de Impeachment (29/8): 7,2 milhões de indivíduos
  4. Debates prefeitura de SP (Agosto e Setembro): 3,5 milhões de indivíduos
  5. Cobertura Eleições EUA (8/11): 1,3 milhão de indivíduos
  6. Pronunciamento Sergio Moro TV Senado (1º/12): 667 mil indivíduos

 No Ranking de alcance dos gêneros por região, temos:

15 regiões metropolitanas consolidadas
1º Jornalismo
2º Novela
3º Filme

Nordeste
1º Jornalismo
2º Novela
3º Auditório

Sudeste e Centro- Oeste e Norte
1º Jornalismo
2º Novela
3º Filme

Sul
1º Filme
2º Jornalismo
3º Novela

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione