‘Malhação: Viva a Diferença’ faz mais um gol ao debater fake news
Já circulam, nas cenas que estão no ar em “Malhação: Viva a Diferença”, diálogos sobre os danos causados pelas ditas “fake news”. Na era das redes sociais, não se tratam meramente de notícias falsas ou fofocas, mas de notícias falsas repassadas adiante como se fossem verdadeiras e devidamente plantadas para prejudicar alguém.
O assunto é mais um ponto alto da ótima temporada em exibição pela Globo, obra de Cao Hamburger, com direção artística de Paulo Silvestrini, escrita com colaboração de Mario Viana, Jaqueline Vargas, Luciana Pessanha, Vitor Brandt, Carolina Ziskind, Bruno Lima Penido e Renata Martins.
O enredo tem focalizado com ênfase o potencial do Ensino Público de uma escola exemplar, o Cora Coralina, graças à dedicação de sua diretora, Dóris (Ana Flávia Cavalcanti) e seu staff. Convém notar a excepcional defesa que uma novela faz da escola pública no Brasil, alvo de tantos problemas, como um território em que a iniciativa pedagógica tem grandes condições de fazer a roda girar. Quem consegue êxito ali, não por acaso, é tratado como herói.
Na vizinhança do Cora, os vilões são proprietários de uma escola particular que se irritam com a boa fama do ensino gratuito da outra instituição: o casal Edgar (Marcello Anthony) e Malu (Daniela Galli) está aflito pela demora de novas matrículas, como mostrou o capítulo de ontem, quarta, dia 14.
Enquanto isso, Dóris se preocupa com as notícias falsas que correm sobre o Cora e sobre ela própria. A quem interessa criar falácias sobre a escola que ela dirige? Daí a atenção redobrada que se deve ter com informações compartilhadas pelas redes sociais. Basta um clique para distribuir um texto, uma foto, uma notícia qualquer, e essa facilidade é tão boa quanto má, a depender da veracidade ou não do conteúdo compartilhado.
Por isso, o debate em torno de fake news se faz mais latente ainda neste ano de calendário eleitoral, pois qualquer candidato/partido pode se tornar uma vítima dessa praga, assim como Dóris na ficção de “Malhação”. Na novela teen, os diálogos alertam para a atenção a ser dada às fontes antes de se compartilhar uma notícia, bem como ao seu endereço virtual.
A seguir, um resumo dos capítulos da próxima semana, incluindo os desdobramentos sobre o alerta às fake news. E nunca é demais lembrar: certifique-se das fontes de informação que sustentam os links que você compartilha na web.
Segunda, 19
Lica promete checar a informação de MB com Edgar. Todos comemoram a entrevista de Ellen e Jota para a TV. Patativa dá informações sobre Aldo a Tato. Roney permite que Tina e Anderson instalem sua produtora musical no galpão. Lica confronta os sócios do novo colégio e acaba ofendendo Malu. Mitsuko recebe boas notícias sobre o estado de saúde. Malu manipula K2, que acaba contando sobre a bomba que Dogão explodiu no Cora. Tato passa a noite na rua em busca de Aldo.
Terça, 20
O capítulo não será exibido devido à transmissão da Champions League
Quarta,21
Lica lê uma notícia tendenciosa sobre Dóris e mostra à diretora. Fio e Taís têm ideias para um projeto em comum. Samantha fala com Felipe sobre a vontade de viajar pelo Brasil. Clara e Juca fazem um vídeo juntos. Roney, Tato e Keyla encontram Aldo. Edgar teme que Lica descubra as falcatruas de Malu para prejudicar Dóris. Marta organiza uma reunião de pais para falar das falsas notícias sobre o Cora Coralina. Lica se surpreende ao encontrar Samantha com Felipe. Tato se desespera ao saber que houve um atentado contra pessoas em situações de rua.
Quinta, 22
Roney, Keyla e Tato seguem para o local onde encontraram Aldo. Lica conversa com Felipe, e Samantha sente ciúmes. Aldo se esconde de Tato, Roney e Keyla. MB conta a Felipe e Samantha que seus pais fugiram, deixando-o para trás. Bóris confronta Edgar sobre a autoria das falsas notícias sobre Dóris e o Cora. Benê e Guto embarcam para Campinas, e Josefina e Keyla se emocionam. Keyla tem uma ideia para responder às notícias falsas sobre o Cora, e Ellen aprova. Juca é abordado por fãs de seu vlog. MB conta seus segredos para K1. MB se desespera com a chegada da polícia à sua casa. Benê e Guto se apresentam para os jurados.
Sexta, 23
MB implora para ficar na casa de Lica. Benê questiona o pai sobre sua pensão. Malu e Edgar temem que o escândalo reflita nas escolas do Grupo. Noboru promove um jantar em família para comemorar a recuperação de Mitsuko. Patativa conta a Aldo que Tato procurou por ele. Mitsuko discute com Tina. Cícero propõe a Josefina ficar com a guarda de Julinho. Aldo liga para Tato. Benê conta para o pai que tem Síndrome de Asperger.
‘Malhação: Viva a Diferença’: de segunda a sexta, às 17h55, na Globo