Carminha, a missão: Adriana Esteves reencontra João Emanuel Carneiro
Para João Emanuel Carneiro, o fenômeno em que se transformou “Avenida Brasil” está diretamente relacionado à performance de Adriana Esteves como Carminha, uma vilã carismática, divertida e que em determinado momento até contou com a torcida da audiência.
Pois os dois, autor e atriz, voltam a se encontrar em “Segundo Sol”, próxima novela das nove da Globo, e de novo ela virá como malvada. Laureta, sua personagem, é figura poderosa da cena noturna de Salvador, eixo central da trama. Ao lado de Karola (Deborah Secco), ela ajuda a destruir a vida de Luzia, a heroína da trama, vivida por Giovanna Antonelli.
Essa é a tônica da história que tem como protagonista masculino o ator Emílio Dantas. Ele é Beto Falcão, um cantor de axé que é dado como morto, interpretado por Emílio Dantas, que se encantará por Luzia.
A pobre Giovanna Antonelli, dessa vez, pagará por todos os pecados e mais alguns de Atena (seu papel em “A Regra do Jogo”, última novela de João Emanuel Carneiro) e vai comer o pão que o diabo amassou.
Segundo o autor, o mote central da história é o fato de que todo mundo merece uma segunda chance (daí o nome “Segundo Sol”).
Mulher simples e batalhadora (adoro esse adjetivo para definir as mocinhas dos folhetins), Luzia terá sua vida virada do avesso após se apaixonar por Beto Falcão, papel de Emilio Dantas. Ao longo da trama, Luzia percorre uma longa jornada para reescrever a própria história e reunir a família, despedaçada em decorrência de uma série de armações criadas por Karola, namorada de Beto, e Laureta.
“A novela é um drama familiar, a luta dessa mulher para recompor sua família e sua vida. A grande força dessa história são os laços familiares e a chance que todos nós merecemos de começar de novo”, diz o autor, em texto distribuído pela Globo.
Após um mês de gravações no Rio, equipe e elenco já estão trabalhando na Bahia, começando por Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, no sul do estado. Entre as principais locações, estão o Marco do Descobrimento, no Centro Histórico de Porto Seguro, e a praia do Espelho, em Trancoso. No fim de março, o staff segue para Salvador, onde a novela é ambientada.
A trama
Salvador, 1999. No histórico bairro de Santo Antônio vive a família Falcão. Beto (Emilio Dantas), um dos quatro filhos de Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles), fez fama como cantor de axé, mas há cerca de três anos experimenta o gosto amargo do ostracismo. A família tira o sustento do bar de caranguejo que fica no mesmo imóvel onde mora, mas corre o risco de perder a casa por conta da má administração da carreira de Beto por Remy (Vladimir Brichta), o irmão “ovelha negra”.
Para ajudar a pagar parte das dívidas, o cantor aceita fazer um show em Aracaju, quando algo surpreendente acontece. O avião em que iria embarcar cai no mar e Beto é dado como morto. Pela inesperada comoção nacional, o cantor é convencido por Remy e pela namorada Karola (Deborah Secco) – com quem o relacionamento está bastante estremecido – a não se revelar e a passar um tempo na fictícia ilha de Boiporã, um paraíso com poucos habitantes, próximo a Salvador. Assim terão tempo para ganhar dinheiro com a situação e recuperar a casa da família.
É neste momento conturbado que Beto conhece Luzia (Giovanna Antonelli), uma marisqueira que, abandonada pelo marido, cria sozinha um casal de filhos pequenos. Repletos de afinidades – assim como ele, Luzia tem talento para a música –, os dois se apaixonam e logo fazem planos de casamento, sem que ela saiba a verdadeira identidade do cantor, que se apresenta como Miguel. Mas reféns de uma grande armação orquestrada por Karola e Laureta (Adriana Esteves), o casal acaba separado. Luzia é obrigada a deixar os filhos no Brasil e foge para a Europa.
Nos dias atuais, passados quase 20 anos, Luzia volta para tentar reunir sua família despedaçada, sem imaginar que Miguel, o grande amor que não conseguiu esquecer, é o famoso cantor Beto Falcão. Junto com a família, Beto sustenta até hoje a farsa de sua morte e anda infeliz com os rumos que a vida tomou. Ele também mantém aceso o amor por Luzia e fica ensandecido quando descobre que a marisqueira, agora uma DJ de sucesso, está em Salvador e fará de tudo para encontrá-la.
João Emanuel volta ao horário sob nova direção. Amora Mautner, que esteve em “Avenida Brasil” e “A Regra do Jogo”, não estará em campo dessa vez. A nova diretora-geral, no entanto, Maria de Médicis, já comandou set com texto do autor em “Da Cor do Pecado”, uma campeã de audiência e exportações da faixa das 19h. A direção de núcleo é de Dennis Carvalho, tradicional frequentador do horário nobre para as novelas de Gilberto Braga.
Com estreia prevista para maio, “Segundo Sol” é uma novela de João Emanuel Carneiro, e tem direção artística e geral de Dennis Carvalho e direção geral de Maria de Médicis. No elenco, além de Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Emilio Dantas, Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Arlete Salles e José de Abreu, tem Francisco Cuoco, Fabiula Nascimento, Fabrício Boliveira, Chay Suede, Luisa Arraes, Danilo Mesquita, Leticia Colin, Nanda Costa, Cassia Kis, Armando Babaioff, Roberta Rodrigues, Caco Ciocler, Maria Luísa Mendonça, Odilon Wagner, Claudia di Moura, Giovanna Lancellotti, Danilo Ferreira, Luis Lobianco, Thalita Carauta, André Dias, Roberto Bonfim e Osmar Silveira, entre outros.