Procuram-se roteiristas: projetos de 5 Estados brasileiros e DF são finalistas em concurso
Escolhidos entre os 785 inscritos no Concurso neste ano, os 12 roteiros originais vencedores da 3ª edição do NET LabTV, concurso que une o Instituto NET Claro Embratel e a Casa Redonda, vêm do Distrito Federal e de cinco Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina. Eles estão divididos em três categorias: Não Ficção (variedades, documental, reality show e doc-reality), Ficção e Social Video, destinada às redes sociais. São eles:
Categoria Não Ficção
- Batalha No Prédio: A Receita Da Boa Vizinhança | Mario Oshiro Junior – Santo André/SP
- Bregay | Henrique Arruda – Recife/PE
- Histórias de Liberdade | Gabriel Melin de Campos – Rio de Janeiro/RJ
Escolha do público: Arte no Prato | Manuel Rolim Andrés e Jussara Ferreira Schmidt – Belo Horizonte/MG
Categoria Ficção
- Call Center | Otavio Chamorro – Brasília/DF
- Habeas Corpus | Juliana Rosenthal Knoepfelmacher – São Paulo/SP
- Impulso | Marcela Macedo – Santo André/SP
Escolha do público: Bryan & Nat 1/3 | Natalia Milano e Bryan Ruffo – São Paulo/SP
Categoria Social Video
- De Magrrrla | Carolina Maciel de Arruda – Florianópolis/SC
- Minha Querida Vagina | Fernando Cezar Corrêa Esposito e Ana Julia Alcantara Monteiro Travia – Campinas/SP
- Princesa Carlos | Leonardo Raoni e Julia Fovitzky – São Paulo/SP
Escolha do público: Artífices Do Som: Samba Carioca | Bernardo Marques – Rio de Janeiro/RJ
O NET LabTV nasceu em 2013, com o objetivo de identificar e premiar novas ideias e formatos de séries brasileira.
Nas duas edições anteriores do Concurso, realizadas em 2013 e 2014, foram recebidas inscrições de 3 mil novas ideias de séries de criadores de 26 estados brasileiros. Dos 16 projetos vencedores, 12 firmaram contratos com produtoras independentes brasileiras e dois já foram produzidos: “Dia 1”, série reality de Patrícia Leme e Bruno Souto, que teve produção da O2 Filmes e foi exibida em 2016 pela HBO, e “A Benção”, série de ficção de Leo Garcia, Frederico Ruas e Pedro Marques Ares, produzida pela Coelho Voador, que venceu o edital do Canal Brasil – 2017, viabilizando sua realização.
Esta 3ª edição, que retoma a iniciativa após quatro anos, inaugurou a categoria Social Video, que recebeu roteiros de séries de curta duração destinados às redes sociais e propostos por jovens talentos de universidades, cursos livres, técnicos e ensino médio.
Paralelamente à competição, o NETLABTV realiza seminários, oficinas, encontros e oferece, via Blog e redes sociais do projeto, conhecimentos úteis à criação de séries brasileiras de sucesso com a publicação de entrevistas, vídeos tutoriais, estudos de casos, dicas e links de interesse. Nesta 3ª edição, oficinas gratuitas foram promovidas nas cidades de Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, sempre pela perspectiva de ampliar os horizontes para profissionais dedicados à criação do audiovisual.
Nesta quarta, 18, por exemplo, um grande seminário encerra esta terceira edição do evento, no Unibes, em São Paulo, com palestras e workshops, celebrando os vencedores e todo o processo de criação que envolve o mercado de audiovisual no momento. A programação prevê para o fechamento uma conversa com Breno Silveira, diretor da bem sucedida série da FOX “Um Contra Todos”, cuja terceira temporada estreia neste domingo na TV.
A iniciativa tem apoio institucional da ABRA – Associação Brasileiras de Autores Roteiristas, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, SICAV RJ – Sindicato da Indústria Audiovisual e APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, o NETLABTV possui ainda como parceiros os principais canais e programadoras de TV por assinatura e agregadores de internet do país.