Cobertura da eleição nos EUA engordou audiência no Brasil
Levantamento de dados do Kantar IBOPE Media nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de TV é mensurada no Brasil concluiu que a cobertura do resultado da eleição para a presidência dos Estados Unidos atraiu a atenção do público para programas jornalísticos na TV brasileira na última quarta-feira, dia 9. Houve pelo menos 5% de aumento no consumo de programas jornalísticos na referida data, em relação à quarta-feira anterior.
Quase 35 milhões de indivíduos consumiram ao menos um minuto de jornalismo no dia 9. Desse bolo, as mulheres representaram uma fatia de 56%. Na plateia geral, a maioria (55%) tem entre 25 e 59 anos.
Na análise domiciliar, mais de 20 milhões de lares brasileiros acompanharam os programas jornalísticos na TV ao longo da quarta-feira, sendo 49% da classe C e 34% das classes A e B. Os flashes dos resultados das apurações durante a madrugada mostraram que mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas, sendo 53% da classe C e 25% da A. De novo, nesse horário, as mulheres foram maioria, compondo 54% da plateia; 43% dos telespectadores tinham até 34 anos.
De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, a audiência de programas do gênero jornalístico registrou aumento de 5% no dia 9 em comparação com a quarta anterior (2). Os dados levam em consideração os canais de TV aberta e paga nas 15 praças monitoradas pela empresa no Brasil.