Na era do vídeo sob demanda, não basta ser TV, atesta Tiago Worcman, o cara da MTV
Na revolução do streaming, nem toda programação de videoclipe da TV linear foi engolida pelo YouTube, assim como nem todo crescimento de vídeo sob demanda significa a morte da TV paga. Mas a passividade que definia a TV até outro dia já pereceu. A interatividade, com um pé em outras plataformas, é indispensável para manter o fôlego de um veículo que vem sendo consumido cada vez mais ao gosto do freguês, sem hora certa de exibição, em especial pelas novas gerações.
O carioca Tiago Worcman conhece bem esse cenário. Desde 2015 morando em Miami e atuando como vice-presidente Sênior da MTV Latin America e Paramount Channel, ele chegou ao grupo Viacom há cinco anos para cuidar da migração de uma MTV com alta vocação vanguardista, controlada pelo Grupo Abril na TV aberta, para os moldes do mainstream, na seara da TV paga.
Em breve passagem pelo Brasil, ele conversou com exclusividade com o TelePadi na sede da Viacom em São Paulo.
Afinal, a queda de assinantes de TV no Brasil está mais relacionada à crise econômica ou às ofertas de streaming?
“O Brasil não atingiu o potencial de assinantes que poderia alcançar antes da chegada da revolução do streaming. A gente chegou a ter quase 20 milhões de pagantes (que englobava menos de 30% da população)”, bem diferente da Argentina, onde pelo menos 60% da população tem TV paga.
Mesmo considerando a crise econômica, o executivo não aposta na tese de que as pessoas estejam “trocando” TV paga por serviços de Video On Demand (VOD), como Netflix.
Pelo sim, pelo não, a MTV hoje prefere abraçar outro espelho. “A gente não pensa mais na MTV como canal de televisão, ela é uma marca para o jovem e estará onde o jovem estiver.” A grife tem um canal no YouTube que recebe conteúdo da TV com seis meses de atraso. Há produções específicas para Twitter e Instagram, sem falar em Facebook e outras portas de entrada para a marca.
“Quem não for assinante pode acompanhar o ‘De Férias com o Ex’ só pelo Twitter”, exemplifica, citando o maior sucesso atual do canal – a 3ª temporada da versão brasileira já está em gravação, agora em Itacaré. Com produção da Floresta, o reality é uma mistura de “Big Brother” (com sexo liberado sob o edredon ou debaixo da banheira) e o Teste de Fidelidade, do João Kléber. A estreia está anunciada para setembro. E. além da versão gratuita pelo Twitter, a última temporada do “De Férias” contou com boletins abertos no YouTube comentados por Mareu, a divertida Maria Eugênia, talento revelado pela MTV nesta nova gestão.
Ainda há espaço para o videoclipe nesta MTV, que em outubro completa cinco anos na TV paga brasileira. O “MTV Hits” ocupa a grade do canal de segunda a sexta, das 17h30 às 20h. “Mas a música tem que participar de uma conversa com a audiência. Não existe mais a passividade na televisão”, decreta o executivo, que mantém o estilo simples, dispensando gravata, terno ou blazer.
“Tem um (perfil de) twitter que interage ao vivo, durante o programa, de um estagiário que ninguém sabe quem é, que se comunica com a audiência. Agora, a gente está lançando a Becca Pires, uma digital influencer, que tem um quadro nesse espaço”.
O engajamento é atiçado, em boa parte, pela produção das versões nacionais de realities como o “Catfish”, “De Férias com o Ex” e o “Are You The One? Brasil”, sem falar no hit “Adotada”, com Maria Eugênia, indicado ao Emmy Internacional na categoria de formatos, que cumpriu sua trajetória com quatro temporadas.
A esse menu, somam-se agora as séries de ficção. No ano passado, a chegada de “Perrengue”, voltada para as primeiras aflições da fase adulta, inaugurou o gênero nesta MTV e teve o mérito de conquistar uma audiência 60% maior que a média do canal, segundo Worcman. Isso abre caminho para uma 2ª temporada da série e mais um título de ficção.
Vem aí “Feras”, anunciada por Worcman em primeira mão a este noticiário, com 13 episódios e um protagonista perto de 30 anos. No enredo, narrado no universo da noite paulistana, Ciro (João Vitor Silva) é dispensado pela mulher após anos de casamento, e reencontra um mundo revolucionado por aplicativos de paquera e profundas mudanças no comportamento de gêneros.
Com criação de Teodoro Poppovic, e direção dele, com Maria Farkas e Lia Klakauskas, a produção é da Primo Filmes. O elenco tem ainda Camila Márdila, Vinicus Siqueira, Rodrigo Garcia, Túlio Starling e Mohana, com participação especial de Jesuíta Barbosa, Clarissa Pinheiro, Rodrigo Bolzan e Laerte.
A MTV alcança atualmente 53 milhões de lares na América Latina, só via pay TV. No mundo todo, chega a 186 países.
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