Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Nat Geo vai financiar 5 projetos de pesquisa relacionados ao Museu Nacional

Após produzir um documentário em tempo recorde – para os padrões do canal no Brasil – sobre o incêndio no Museu Nacional, o National Geographic vai realizar agora em dezembro um workshop que selecionará cinco projetos de pesquisas relacionados à instituição.

O documentário “Explorer Investigation: O Incêndio no Museu Nacional” foi produzido em apenas três semanas e reúne depoimentos e informações que enaltecem a trajetória de 200 anos do Museu Nacional Rio de Janeiro até o trágico incêndio, em 2 de setembro deste ano, que destruiu 90% de seu acervo.
O doc está disponível no aplicativo da FOX para todos – não é necessário ter assinatura premium para acessá-lo. Em exibição desde outubro, o documentário tem ainda dois horários programados para os próximos dias: quarta, dia 21, às 18h, e domingo, dia 25, às 11h50.
O workshop que se segue à iniciativa do documentário será realizado no dia 9 de dezembro, no Rio, e parte de um convite da Nat Geo a mais de 30 jovens pesquisadores associados com o museu. Eles terão de enviar uma carta de interesse para a apresentação de um projeto a ser financiado pela National Geographic Society (NGS).
Vinte pesquisadores serão selecionados para contar com a ajuda da NGS em suas propostas, que vão concorrer a cinco Early Career Grants a serem concedidas pela National Geographic, com foco em pesquisas relacionadas ao museu.
O financiamento dos cinco projetos começará a ser entregue em 2019.
A National Geographic destina tradicionalmente uma parte de seu faturamento a pesquisas e trabalhos da comunidade científica, não por ser simplesmente boazinha, mas também porque é um modo útil de abastecer o conteúdo do qual a marca se serve. Ganha a comunidade científica e ganha a marca Nat Geo, da TV às páginas de revistas, associada a realizações que afetam o modo de vida e de pensar das pessoas no mundo todo.

O Documentário
 

Com filmagens realizadas no Rio, em Paraty, Brasília e São Paulo, o documentário foi exibido em vários países e evidencia a perda gigantesca causada pelo incêndio no Museu Nacional. Pesquisadores que deram a vida por trabalhos ali perdidos calculam agora como recuperar não as peças perdidas, mas as informações que podem assegurar a memória do que ali virou cinza. Uma proposta viável é usar a tecnologia para reproduzir imagem e até formas do que queimou, preservando, pelo menos em catálogo, dados sobre os objetos originais destruídos.

Dividido em três partes – “Patrimônio Histórico: Memória Coletiva”, “Ciência e História: Motor de Conhecimento” e “Impacto da Tragédia: Apontamentos Futuros” – o documentário inclui uma entrevista exclusiva com Cristina Menegazzi, encarregada da UNESCO para a preservação do patrimônio histórico e cultural da Síria, e conversas com Alexander Kellner, diretor do Museu e paleontólogo especialista no estudo dos pterossauros, Aparecida Villaça, doutora em antropologia social e professora do Museu Nacional.

Segundo a direção do grupo FOX, a National Geographic reconhece a gravidade da perda do Brasil e se ofereceu para apoiar em todos os esforços de recuperação alavancando seus ativos globais de contar histórias. Isso inclui a realização de oficinas de redação de subsídios no Brasil com pesquisadores e conservacionistas afiliados ao Museu Nacional, além de convidá-los a se candidatarem a doações.

Este mês, a revista National Geographic contará com uma entrevista exclusiva com Alex Kellner, diretor do Museu Nacional do Brasil, para explorar a extensão das perdas e a lista de projetos de recuperação.

 

Para saber mais, acesse https://www.nationalgeographicbrasil.com/museu-nacional-rio-de-janeiro

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione