A filosofia presente na música é boa conversa no Arte 1
Um banquinho, um violão e uma boa conversa filosófica fazem o “Filosofia e Música”, nova série do canal Arte 1, no ar às sextas, às 19h.
O comando é do filósofo Francisco Bosco, que bate cartão no GNT com o “Papo de Segunda”, e da historiadora Heloísa Starling.
Juntos, os dois provocam (no melhor sentido) músicos como Nando Reis, Tom Zé, Marina Lima e Lenine, que falam sobre suas letras e descobrem a conexão entre suas canções e o pensamento filosófico.
Esta primeira temporada soma quatro episódios – o primeiro, com Lenine, foi ao ar na sexta, mas ainda resta uma reprise da edição, nesta quinta, às 13h30.
Heloisa Starling complementa a análise das letras com o contexto histórico do período dos filósofos citados, como Hannah Arendt, Deleuze, Aristóteles e Espinosa.
Medo, amizade, fortuna e felicidade são temas eleitos para guiar as edições, que contam ainda com depoimentos de outros filósofos, como Marilena Chauí, Antonio Cícero e Eduardo Jardim.
A produção é da Cine Group, que assina o formato em parceria com o Projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob direção de Monica Monteiro.
As gravações aconteceram no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio.
Para o tema de abertura, Bia Ferreira (do vídeo “Cota Não é Esmola”), gravou uma versão inédita de “Filosofia”, de Noel Rosa.
No ar às sextas, o “Filosofia e Música” terá reprises aos sábados, às 14h; terças, às 9h30, e quintas, às 13h30.