Mickey visita o quarteirão que abrigou Tupi e SBT, hoje ocupado pela ESPN
Ao criar uma rede de rádio e TV representada pela genuína figura de um indiozinho, Assis Chateubriand jamais poderia imaginar que Mickey Mouse pisaria nos domínios da rua Piracicaba, esquina com a Alfonso Bovero, no paulistano bairro do Sumaré, onde funcionaram os estúdios da Tupi, primeira emissora de TV da América Latina, e onde hoje funciona a ESPN.
Foi justamente em função dos colegas de esporte do canal pertencente ao conglomerado Disney que Mickey Mouse apareceu por lá nesta quinta-feira, com direito a participação no programa “Bate Bola Debate”, em edição que vai ao ar nesta sexta, às 12h30, ao lado do apresentador Bruno Vicari e dos comentaristas Leonardo Bertozzi, Celso Unzelte e Jorge Nicola.
A cena faz parte das celebrações do personagem de Walt Disney por seus 90 anos.
Durante a visita de Mickey aos estúdios, o programa relembrou a primeira aparição do personagem nos cinemas no curta metragem “Steamboat Willie”, em 1928. O professor Celso Unzelte, conhecido por resgatar fatos históricos, também mostrou o episódio em que Mickey esteve no Maracanã no curta metragem “O Futebol Clássico”, de 2014.
Só para completar o riquíssimo histórico televisivo daquele pedaço, os estúdios hoje ocupados pela ESPN passaram das mãos de Chatô para as de Silvio Santos, quando este ganhou a concessão do canal 4 de São Paulo. Ali funcionou parte do SBT por muitos anos, incluindo todo o período em que Jô Soares apresentava seu talk show, “Onze e Meia”, na casa.
Quando o SBT foi unificado em um só endereço, na rodovia Anhanguera, Silvio passou a alugar o espaço para a ESPN, que por algum tempo dividiu paredes de estúdio com a MTV, que gravava ali o “Comédia MTV”, com Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tatá Werneck e Paulinho Serra, entre outros.
Tudo isso para dizer que Mickey tem história, mas o quarteirão da Piracicaba não fica muito atrás.