Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Adaptação de ‘Tieta’ para o México está quase pronta no papel

Betty Faria em "Tieta"

Uma nova versão de “Tieta”, de Jorge Amado, vem sendo criada, de novo com narrativa de folhetim, sob encomenda de um empresário do México. A notícia foi dada em primeira mão pelo meu mestre Flávio Ricco e seu fiel escudeiro José Carlos Nery, e cá tentamos levantar novos detalhes desse enredo. Esse produtor, cujo nome vem sendo mantido sob certo sigilo, comprou os direitos da obra, com a família do escritor baiano, e contratou um grupo de roteiristas brasileiros para desenvolver o trabalho.

O time inclui Vitor de Oliveira, que foi roteirista em “O Astro” e “I Love Paraisópolis”, Rodrigo Ribeiro e Virgílio Silva. A novela que consagrou Betty Faria na personagem foi vista aqui em 1989, com texto de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzhon.

A nova adaptação está quase no final e mantém a história no agreste brasileiro, como manda Amado no texto original. Com todos os capítulos em mãos, o produtor mexicano gravará tudo de uma só tacada, em ritmo de série, em estúdios no México. As externas, no Brasil, serão também programadas para consumirem poucos dias de expediente, a fim de baratear os custos. O programa será vendido para o mercado local e ganha proporções de apostas maiores para o mercado internacional.

Convém lembrar que o México não é grande importador de novelas brasileiras, já que tem uma escala de produção maior que o Brasil, no ramo. A Televisa é a maior produtora de novelas do mundo, até porque realiza folhetins em ritmo muito mais industrial e menos artesanal que o nosso. Mas a “Tieta” da Globo foi exibida por lá, e quando foi ao ar, chocou os mexicanos, mais conservadores que o público brasileiro. Assim, foi exibida tarde da noite, lá pelas 23h, para afastar a chance de ser vista pelo público infantil.

 

Cristina Padiglione

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione