Inspirado em Suassuna, filme ‘O Riso de Ariano’ é rebatizado como ‘O Auto da Mentira’
Sabe aquelas palestras de Ariano Suassuna que viralizaram na internet, divertindo a plateia com discursos involuntariamente engraçados?
Pois então. As aulas-palestras do escritor inspiraram o filme “O Auto de Mentira”, antes chamado como “O Riso de Ariano”, com cinco histórias, cada uma delas criada a partir de uma frase de Suassuna. O novo nome vem na esteira de “O Auto da Compadecida”, uma das mais bem sucedidas adaptações literárias para a TV e, por isso, a mais conhecida obra do escritor.
Com roteiro de João Falcão e Tatiana Maciel, sob direção de José Eduardo Belmonte, o filme traz no elenco nomes como Cássia Kis, Zezé Polessa, Cristina Mutarelli, Jesuíta Barbosa, Giulia Gam, Leandro Hassum, Nanda Costa e Sérgio Loroza, entre outros.
A produção é da Cinegroup, em parceria com a Globo Filmes, e a arte é toda trabalhada por Manoel Dantas Villar Suassuna, filho do dramaturgo.
Uma das histórias foi criada a partir da frase de Ariano sobre nunca ter ido à Disney. A personagem do enredo do filme dirá, em algum momento, em meio a um grupo do qual se envergonha do fato de nunca ter ido visitar Mickey, que foi, sim, à Disney.
A premissa sempre trabalha com uma declaração do autor que acabou ganhando status de piada.
Ainda sem data para ser lançado no cinema e na TV, “O Auto da Mentira” deverá percorrer festivais internacionais antes de aportar por aqui.