Filme sobre Tommaso Buscetta com coprodução brasileira concorre à Palma de Ouro
Filme sobre o mafioso Tommaso Buscetta que teve cenas filmadas no Rio de Janeiro, “O Traidor”, de Marco Bellocchio, fará sua estreia mundial na 72ª edição do Festival de Cineam de Cannes, no próximo dia 23.
O longa-metragem concorre à Palma de Ouro, prêmio máximo da mostra máxima que acontece em torno da Sétima Arte na Riviera Francesa. E é uma coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França, com estreia no Brasil prevista para o segundo semestre.
A Gullane assina a parceria pelo lado brasileiro.
O enredo narra a trajetória do mafioso, o primeiro do alto escalão a se transformar em informante no caso do Maxi-Processo contra a Cosa Nostra. Quando Buscetta (Pierfrancesco Favino) se muda para o Brasil, inicia-se uma guerra de poder entre os clãs mafiosos, liderada pelo clã da cidade de Corleone. Durante essa guerra interna, Buscetta é preso e deportado para a Itália. Incomodado com o rumo que a máfia tomou, distanciando-se dos seus princípios originais, ele faz um acordo com o governo italiano para denunciar seus antigos comparsas numa delação premiada.
A atriz Maria Fernanda Cândido interpreta Maria Cristina de Almeida Guimarães, mulher de Tommaso Buscetta.
No início dos anos 1980, uma guerra generalizada eclode entre os chefes da Máfia Siciliana pelo controle do tráfico de heroína. Tommaso Buscetta, um integrante de alto escalão, foge para se esconder no Brasil. Na Itália, os acertos de contas acontecem enquanto Buscetta assiste de longe seus filhos e irmãos sendo assassinados em Palermo, sabendo que poderá ser o próximo. Preso pela polícia brasileira e extraditado para a Itália, Buscetta toma uma decisão que irá mudar os rumos da máfia italiana: ele decide se encontrar com o Juiz Giovanni Falcone e trair o voto eterno que fez à Cosa Nostra.
No elenco, estão ainda: Luigi Lo Cascio, Jonas Bloch, Nicola Siri, Rainer Cadete e Luciano Quirino.