Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Com nova queda, TV paga encosta nos 17 milhões de assinantes

O Brasil chegou ao final de abril com 17,07 milhões de assinantes de TV paga. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 168,94 mil clientes cancelaram o serviço entre março e abril, numa retração de 0,98%.

Noticiário online da Tela Viva, por Samuel Possebon, informa que nos últimos 12 meses, 899,36 mil residências desistiram do serviço de TV por assinatura no país, o que significa queda de mais de 5% da base.

A maior perda foi do grupo Claro Brasil, que perdeu 50,8 mil assinantes e fechou abril com 8,33 milhões de assinantes de TV paga, o que inclui Claro, via DTH (anteninha pizza, com total de 1,42 milhão de pagantes em abril) e a NET, com tecnologia de cabo, com 6,91 milhões de assinantes. A Sky perdeu 70,5 mil assinantes no mês, chegando a 5,11 milhões de usuários. A Vivo TV perdeu quase 19 mil clientes e fechou com 1,5 milhão de usuários. Já a Oi TV cresceu 3 mil assinantes em abril e voltou a encostar nos 1,6 mil assinantes. As pequenas operadoras perderam 28 mil assinantes no mês.

Em 2014, ápice do setor, o Brasil chegou a ter quase 20 milhões de assinantes de TV paga.

É claro que o avanço de serviços como Netflix, que passou a se mostrar um negócio de melhor custo-benefício para muitas famílias, contribuiu muito para esse cenário, mas não é preciso ser analista de mercado para saber que a principal razão da retração da TV paga está relacionada à perda de poder de compra do brasileiro. Quem pode pagar por mais de um serviço de TV, afinal, continua consumindo mais de uma fatia do bolo.

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Cristina Padiglione

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