Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Marcelo Tas resgata acervo de Ernesto Varela e lança série na web

Marcelo Tas como Ernesto Varela, em Cuba

Ele fazia as perguntas mais constrangedoras com cara de quem não sabia o que estava fazendo. Sabia bem. Nos tempos em que ostentava cachinhos naquela cabeça de meia lua, na era pré-YouTube, Marcelo Tas se fez notar e anotar na pele do repórter Ernesto Varela, em uma emissora de TV de menor alcance, com uma equipe que pensava só e tão somente em revolucionar a TV  para o 3º milênio. Acompanhavam-no, nessa ambição, um tal de Fernando Meirelles, um certo Paulo Morelli, aquele outro, Toniko Melo, e Marcelo Machado, todos com estofada trajetória para contar hoje.

Toda essa história me foi contada nesta sexta, quando conversei com Tas para a Talk TV, canal de vídeos que conta comigo na equipe, com link aqui abaixo copiado. O papo foi ótimo.

Depois de anos tentando recuperar o acerto de Ernesto Varela e suas históricas entrevistas, Tas conseguiu captar parte do que lhe foi autorizado, pela Lei Rouanet (sim, um recurso que funciona muito bem para quem sabe fazer bom uso dele) e com apoio do Itaú Cultural, que abriga uma Ocupação de Varela entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. Trata-se de uma exposição com imagens, vídeos, anotações de viagem e outras memórias do repórter que perguntava a Paulo Maluf, sem perder a elegância, se ele era de fato era corrupto. A “ocupação” será encerrada com um debate que contará com toda a equipe do Olhar Eletrônico, no próprio Itaú Cultural.

Na ocasião, será oficialmente lançado o site www.ernestovarela.com.br, onde Tas disponibilizará dois vídeos do acervo a cada semana, como uma série. Todos os vídeos passaram por uma cirúrgica reforma sonora, para evitar problemas de direitos autorais com os fonogramas originais.

A conversa toda está disponível no link abaixo, do site da Talktv.com.br

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione