Streaming de esportes aposta em novas linguagens com a série ‘Versus’
Quem vê tanta TV?
Sim, tem serviço de streaming para todos os gostos e bolsos. O Dazn, dedicado exclusivamente ao esporte, com transmissões ao vivo e sob demanda, opera no Brasil desde maio e busca tirar proveito da maior paixão nacional: o futebol.
Ainda que não tenha direito sobre os campeonatos com maior apelo, como Brasileirão ou Libertadores, o Dazn tem alguns campeonatos que atraem interesse local e pretende apostar em novas linguagens. É o caso da série “Versus”, que estreia nesta terça, como aperitivo para o embate entre Atlético Mineiro e Botafogo pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
A ideia é apresentar o embate pelos dois pontos de vista, vasculhando os bastidores da disputa, em três episódios de dez minutos cada: um que vai ao ar cerca de 24 horas antes da partida, outro para ser exibido quatro horas antes do segundo e decisivo jogo do mata-mata, e um terceiro, com saldo final da disputa, que será disponibilizado até 48 horas depois do apito decisivo.
Ex-diretor do Twitter no Brasil e de conteúdos originais da Netflix, Sérgio Floris responde como vice-presidente de direitos e conteúdo original do Dazn e acredita que a produção, original da plataforma no Brasil, promove um olhar mais próximo do entretenimento do que do jornalismo, o que levará o espectador a encontrar no seu serviço um conteúdo diferente.
É de fato necessário mostrar ao torcedor algo que ele não tenha em outras telas por um custo menor. A assinatura do Dazn custa R$ 37,90 mensais, um valor certamente pago por quem já possui outras assinaturas de conteúdos televisivos.
“Obviamente, quando a gente fala de conteúdo original, não poderia ser diferente. Estamos focados em futebol e queremos testar alguns formatos. Retratar os bastidores do mundo do futebol é algo que pode ser melhorado, a gente pode trazer linguagens mais próximos do que a gente vê no entretenimento”, acredita Floris. “A gente entende que pode dar uma atenção ainda mais especial a isso.”
“Versus” poderá também ser aplicado a outras modalidades cobertas pela plataforma, que tem lentes voltadas ainda para luta e automobilismo.
“A gente quer imprimir uma linguagem que mostre dois lados da mesma história. O que a gente quer é dar mais riqueza à narrativa nesse contraste de como um clube se prepara: esse confronto tem o mesmo apelo para os dois lados? Na nossa ótica, essa é uma abordagem visceral e pouco explorada”, diz Floris.
O Dazn existe no mundo desde 2016. Em sua plataforma no Brasil, o serviço oferece a transmissão dos jogos da Ligue 1 francesa, da Serie A italiana, da FA Cup, do Brasileirão da Série C, da J-League e da Copa Sul-Americana.
A grife não divulga número de assinantes, mas avisa que está presente em nove mercados: Japão, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Canadá, EUA e Brasil. Em 2018, a plataforma transmitiu 250 milhões de horas de conteúdo em mais de 25 mil eventos ao vivo. O Dazn anuncia ainda ser a primeira “TV” de esportes no Japão e a segunda na Itália, tendo Cristiano Ronaldo, Neymar e Mourinho como embaixadores globais da marca.
No resumo da ópera, um menu de assinaturas de plataformas relevantes, somando Netflix, Globoplay, HBO GO, Amazon, FOX, Disney (em breve) e agora Dazn já pode sair mais caro que um pacotão premium de TV paga. Os mais abastados assinam todos os serviços.