Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Você tem fome de quê? ‘Mesa Para Todos’, no GNT, apresenta inclusão pela comida

Imagem da escola que torna possível o belo projeto Mesa Para Todos, nascido durante a Olimpíada no Rio/Divulgação

O GNT põe no ar nesta segunda-feira (28) o documentário “Mesa Para Todos”, uma coprodução do canal com a Maria Farinha Filmes, que joga luz sobre uma iniciativa inspiradora para a fome.

O filme apresenta o projeto Reffettorio Gastromotiva, um restaurante escola, cujos pratos, durante o período da Olímpiada do Rio de Janeiro, foram elaborados pelos melhores chefs do mundo, como Alain Ducasse, Mauro Colagreco, Virgilio Martinez, Micha, Kamila Seidler e Manu Bufara, junto a alunos da Gastromotiva, utilizando alimentos que seriam desperdiçados, apesar de estarem em perfeito estado para consumo.

A ideia une os chefs David Hertz, empreendedor social e fundador da Gastromotiva e Massimo Bottura, eleito melhor chef do mundo pelo restaurante italiano Osteria Francescana e fundador da Food for Soul, além da jornalista e curadora gastronômica Alexandra Forbes.

“Mesa Para Todos” traz entrevistas e imagens captadas ao longo do lançamento do Refettorio Gastromotiva durante a Olimpíada, em 2016. Refettorio vem do latim Reficcere, que significa resgate, palavra aqui aplicada ao ingrediente e também à dignidade humana.

“Todo esse processo ensinou a todos nós como tornar sonhos realidade”, diz David Hertz. “Hoje, três anos após o lançamento, o poder da intenção e a capacidade de resiliência de toda equipe da Gastromotiva mantém o Refettorio Gastromotiva aberto e, diariamente perseguimos o aprofundamento do impacto causado neste laboratório de inovação e tecnologia social”, conclui.

Nesse pacote, estão a promoção da inclusão social, educação nutricional, combate à fome e o desperdício de alimentos.

Atualmente, o serviço de salão fica a cargo de voluntários que se inscrevem para viver a experiência. “Combate ao desperdício, educação, empoderamento de jovens e dignidade para todos. Por meio deste filme, nossas organizações pretendem inspirar novas gerações a criarem pontes entre realidades que são aparentemente separadas, mas que são parte de uma mesma sociedade.” completa Hertz.

Vai ao ar às 23h30 e sugere bom apetite ao telespectador disposto a se mexer por ideias aparentemente inviáveis.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione