Rentável, perfil de Vivi Guedes no Instagram será mantido pela Globo
A novela acaba neta sexta-feira (22), mas o perfil de Vivi Guedes no Instagram, @estiloviviguedes, será mantido. Com 2,5 milhões de seguidores,o endereço não chega nem perto do que tem Bruna Marquezine (37 milhões) e Anitta (42 milhões), mas está de bom tamanho para quem começou a menos de oito meses e, sendo de mentirinha, porque é pura ficção, angariou alguns trocados com publicidade. E não foi com lingeries ou moda praia, mas com carro, produto de montadora, algo mais abastado no potencial de atrair consumidores de alto poder aquisitivo.
O comercial de Vivi Guedes para a FIAT foi o primeiro gravado dentro dos estúdios Globo.
O perfil de Vivi Guedes servirá para abraçar dias de beleza e tendências, deixando aberta uma janela para anunciantes que procuram nichos de público e um custo mais modesto do que aquele cobrado pela tela da emissora. Tá valendo,não?
A Globo vai, no entanto, trocar o nome do perfil para @PraVcArrasar. Na trama, o capítulo de hoje reserva à personagem a negociação de seu perfil com a própria emissora, numa metalinguagem, ou melhor, metapublicidade, em acordo firmado por sua agente, a esperta Kim (Mônica Iozzi).
A partir daí, valendo de vez para outros anúncios, o endereço funcionará pelos braços da área digital do Entretenimento da Globo, que ampliará a distribuição também no portal Gshow. Para a estreia, o @PraVcArrasar vai dar dicas de maquiagem e tendência de estilo para o verão, com tutoriais exclusivos do maquiador das famosas, Guto Moraes.
A personagem de Paolla Oliveira representa um divisor de águas na publicidade da Globo. Antes de Vivi Guedes, era vetado aos atores aceitarem qualquer proposta de comercial usando o próprio personagem enquanto ele estivesse no ar. Hugo Carvana, por exemplo, só pode aceitar fazer um comercial de cerveja fazendo uma referência a Lineu Vasconcellos, seu papel na novela “Celebridade”, imediatamente após o fim do último capítulo, e olhe que ele já tinha morrido na história (o comercial resgatava justamente isso, dizendo que a cerveja xis era capaz de ressuscitar defunto).
Com a publicidade mudando de mãos e repensando completamente os seus critérios de distribuição, é normal que a Globo reveja algumas questões, sem perder de vista valores éticos. Todo caso tem de ser analisado caso a caso e o espectador não pode ser enganado sobre o que vê.