Globo alega razões comerciais e chama de ‘experiência’ o blefe do último intervalo da novela
A Globo informou que o aviso “Estamos Apresentando” no último bloco do capítulo de “Amor de Mãe” de quinta-feira (28) “foi uma experiência pontual que fizemos, dentre as muitas experimentações recentes, inspirada por uma prática comum no mercado internacional”.
Alguém conhece a prática do mercado internacional que avisa “estamos apresentando” antes do intervalo, mas ao fim dos comerciais não está mais apresentando conteúdo algum, só os créditos finais da produção? Confesso aqui minha ignorância sobre a transparência dessa prática. Antigamente, bem lá atrás, as novelas traziam, em seu último bloco de acontecimentos de cada capítulo, um intervalo comercial precedido pelo seguinte aviso: “A seguir, cenas dos próximos capítulos”. Como isso foi se mostrando improdutivo para reter o público sintonizado no programa seguinte, os episódios passaram a ser encerrados por cenas que garantissem o gancho do dia seguinte, em tom de suspense, para emendar logo a seguir a atração pós-novela, sem comerciais.
O que se fez na quinta não foi uma coisa nem outra. A Globo não encerrou o capítulo, iludiu o público com a ideia de mais um bloco, exibiu um intervalo abarrotado de ofertas da black friday, e não honrou o aviso “estamos apresentando”, já que só os créditos finais vieram após o intervalo.
No Twitter, rede social que mais reflete o calor online da TV em tempo real, as queixas foram muitas.
Em sua resposta a este blog, a Globo disse que a “experiência pontual” “respeitou a dramaturgia do capítulo e atendeu a uma alta demanda do mercado em véspera de Black Friday”. A nota, enviada por sua assessoria de imprensa, acrescenta ainda: “É importante registrar que, na volta do referido break, houve o encerramento da novela, um trailer do próximo capítulo e o início imediato do programa seguinte – Mestre do Sabor.”
Mas e daí? Não foi isso que se prometeu antes do intervalo. O aviso era “estamos apresentando Amor de Mãe”, quando já não estava mais. O aviso não foi: “veja ‘Mestre do Sabor'” ou “estamos apresentando um trailer de ‘Amor de Mãe'”. Não. O anúncio era outro.
Questionamos também se isso voltaria a ocorrer, pergunta para a qual não houve resposta.
Há várias práticas de mercado que, estou certa, não são da concordância da Globo. É preocupante que a emissora não veja falta de transparência e honestidade quando se diz uma coisa e se faz outra. É ruim até para quem anuncia nesse contexto. Vai que as pessoas se sintam enganadas e fiquem furiosas, descontando até no intervalo mal apresentado? A frustração pode gerar rejeição ao produto anunciado.
Ninguém gosta de se sentir lesado por um blefe.
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