Audiência da Globo em SP sobe 50% com ‘O Auto da Compadecida’
Vinte anos (na verdade, 21) depois de ter ido ao ar pela primeira vez, em janeiro de 1999, a minissérie “O Auto da Compadecida” voltou à tela da Globo rendendo um crescimento de 50% sobre a média de audiência alcançada no horário nas quatro terças-feiras anteriores.
Com 27 pontos de média na Grande São Paulo,o programa superou o especial Amigos (24 pontos), programa mais bem sucedido entre os especiais de fim de ano da Globo após a novela das nove, e a final do The Voice (25), recordista do ano passado no mesmo horário.
O primeiro dos quatro episódios da saga de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), adaptação de Guel Arraes para a obra de Ariano Suassuna, somou 9 pontos à média das quatro terças-feiras anteriores e foi sintonizado por 46% dos televisores ligados na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 74.987 domicílios, ou a 203.309 pessoas.
“Madiba”, minissérie inédita sobre Nelson Mandela exibida após “O Auto da Compadecida”, também fez bem à audiência da emissora, marcando 17 pontos, o que acrescentou 4 pontos ao horário, de novo em relação à soma das quatro terças anteriores. Isso equivaleu a 31% de crescimento. Entre o total de ligados, a Globo foi então sintonizada por 34% do bolo.
Evangélico, Rio fica abaixo de SP
Na Grande Rio, onde a Globo normalmente tem mais audiência que São Paulo, mas também mais evangélicos em percentuais, “O Auto da Compadecida” teve êxito menor, registrando 23 pontos de média e 39% de participação entre os televisores ligados. Lá, o aumento foi de 4 pontos, menos da metade do placar alcançado na Pauliceia.
“Mandiba” teve média de 15 pontos no Rio e aumentou em 1 ponto a soma das quatro semanas anteriores.
Em tempo: a exibição original de “O Auto da Compadecida” é considerada a maior audiência de minissérie já alcançada pela Globo desde que a medição é feita sob os mesmos parâmetros atuais, com métricas iniciadas nos anos 1990.