Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Indicação de ‘Democracia em Vertigem’ ao Oscar atiça polarização

Lula passa a faixa presidencial a Dilma, sob o olhar do futuro ocupante do cargo, Michel Temer, em cena resgatada pelo documentário de Petra Costa/Divulgação

Era de se esperar que a possível indicação do documentário “Democracia Em Vertigem”, da mineira Petra Costa, atiçasse a polarização política nas redes sociais. Ao dizer que o filme deveria estar na categoria de ficção, como declarou à coluna de Mônica Bergamo nesta Folha, o secretário de Cultura do governo, Roberto Alvim, envergonha a pasta que deveria defender e só corrobora o Fla-Flu das redes sociais. Iguala-se, assim, aos milhares de anônimos que alimentam uma torcida desprovida de argumentações na vala comum da web.

Alvim é, provavelmente, o único representante da cultura de um país que não consegue se orgulhar da presença de uma produção local entre os finalistas a um prêmio das dimensões de um Oscar.

De acordo com os princípios da democracia, no entanto, o secretário tem espaço para dizer o que pensa, mesmo quando mostra ressentimento em relação a atores, diretores, roteiristas e profissionais da cultura de seu país, sob o pretexto de ter sido excluído de projetos em razão de sua opção pelo bolsonarismo, bandeira que está longe de zelar por valores culturais e históricos.

Apoiado no período que vai da primeira eleição de Lula (2002) até o conturbado processo de impeachment de Dilma Rousseff, tratado como golpe institucionalizado pela esquerda, mas estendendo-se até a eleição de Jair Bolsonaro, o filme deve mesmo incomodar quem tomou como aliado o lado adversário. A produção também expõe ao mundo a homenagem prestada a um reconhecido torturador do regime militar pelo atual presidente do Brasil na ocasião da votação do impeachment, quando ele era deputado federal.

Na Netflix, “Democracia em Vertigem” foi o segundo documentário mais visto no Brasil no ano passado, segundo ranking divulgado pela plataforma. Agora, ganha novas dimensões e plateias com a indicação ao Oscar, mesmo que não leve o prêmio.

Endossando nosso umbigo, tem ainda Fernando Meirelles, maestro de “Dois Papas”, que embora seja uma produção griga, tem o selo da produtora do brasileiro, O2 Filmes, e está em mais de 190 países pela Netflix. O título está indicado pelos atores Jonathan Price, como Francisco, a ator principal, e Anthony Hopkins, como Bento XVI, a ator coadjuvante, além de ser também finalista na categoria de roteiro adaptado.

Fernando Meirelles dirige o indicado ao Oscar Jonathan Price em ‘Dois Papas’/Divulgação

 

Aproveitando, confira a seguir os indicados ao Oscar:

 

Melhor filme

“Ford vs. Ferrari”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Adoráveis Mulheres”
“História de um Casamento”
“1917”
“Era uma Vez em… Hollywood”
“Parasita”

Melhor direção

Martin Scorsese, “O Irlandês”,
Todd Phillips, “Coringa”,
Sam Mendes, “1917”
Quentin Tarantino,  “Era uma Vez em… Hollywood”
Bong Joon-Ho, “Parasita”

Melhor ator

Antonio Banderas, “Dor e Glória”
Leonardo DiCaprio, “Era uma Vez em… Hollywood”
Adam Driver, “História de um Casamento”
Joaquin Phoenix, “Coringa”
Jonathan Pryce, “Dois Papas”

Melhor atriz

Cynthia Erivo, “Harriet”
Scarlett Johhanson, “História de um Casamento”
Saiorse Ronan, “Adoráveis Mulheres”
Charlize Theron, “O Escândalo”
Renée Zellweger, “Judy: Muito Além do Arco-Íris”

Melhor ator coadjuvante

Tom Hanks, “Um Belo Dia na Vizinhança”
Anthony Hopkins, “Dois Papas”
Al Pacino, “O Irlandês”
Joe Pesci, “O Irlandês”
Brad Pitt, “Era uma Vez em… Hollywood”

Melhor atriz coadjuvante

Kathy Bates, “O Caso Richard Jewell”
Laura Dern, “História de um Casamento”
Scarlett Johansson, “Jojo Rabbit”
Florence Pugh, “Adoráveis Mulheres”
Margot Robbie, “O Escândalo”

Melhor filme de animação

“Como Treinar o seu Dragão 3”
“Perdi Meu Corpo”
“Klaus”
“O Link Perdido”
“Toy Story 4”

Melhor roteiro original

“Entre Facas e Segredos”
“História de um Casamento”
“1917”
“Era uma Vez em… Hollywood”
“Parasita”

Melhor roteiro adaptado

“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Adoráveis Mulheres”
“Dois Papas”

Melhor direção de fotografia

“O Irlandês”
“Coringa”
“O Farol”
“1917”
“Era uma Vez em… Hollywood”

Melhor documentário

“American Factory”
“The Cave”
“Democracia em Vertigem”
“For Sama”
“Honeyland”

Melhor documentário (curta-metragem)

“In the Absence”
“Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)”
“Life Overtakes Me”
“St. Louis Superman”
“Walk Run Cha-Cha”

Melhores efeitos visuais

“Vingadores: Ultimato”
“O Irlandês”
“O Rei Leão”
“1917”
“Star Wars: A Ascensão Skywalker”

​Melhor curta-metragem (animação)
“Dcera”
“Hair Love”
“He Can’t Live without Cosmos”
“Memorable”
“Sister”

Melhor curta-metragem (ficção)

“Brotherhood”
“Nefta Football Club”
“The Neighbors’ Window”
“Saria”
“A Sister”

Melhor canção original

“Into The Unknown”, de “Frozen 2”
“Stand Up”, de “Harriet”
“(I’m Gonna) Love Me Again”, de “Rocketman”
“I Can’t Let You Throw Yourself Away”, de “Toy Story 4”
“I’m Standing With You”, de “Breaktrough”

Melhor trilha sonora

“Coringa”
“Adoráveis Mulheres”
“História de um Casamento”
“1917”
“Star Wars: A Ascensão Skywalker”

Melhor cabelo e maquiagem

“O Escândalo”
“Coringa”
“Judy: Muito Além do Arco-Íris”
“Malévola: Dona do Mal”
“1917”

Melhor filme internacional

“Os Miseráveis” (França)
“Honeyland” (Macedônia do Norte)
“Corpus Christi” (Polônia)
“Parasita” (Coreia do Sul)
“Dor e Glória” (Espanha)

Melhor figurino

“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Adoráveis Muheres”
“Era Uma Vez em… Hollywood”

Melhor edição

“Ford vs. Ferrari”
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Parasita”

Melhor direção de arte

“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“1917”
“Era Uma Vez em… Hollywood”
“Parasita”

Melhor mixagem de som

“Ad Astra”
“Ford vs. Ferrari”
“Coringa”
“1917”
“Era Uma Vez em… Hollywood”

Melhor edição de som

“Ford vs. Ferrari”
“Coringa”
“1917”
“Era Uma Vez em… Hollywood”
“Star Wars: A Ascensão Skywalker”

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