Jornalistas da Record protestam contra demissão de chefe em Brasília
O departamento de jornalismo da Record se uniu em abaixo assinado de um texto em que protestam contra a demissão de João Beltrão, chefe do setor da emissora na sucursal de Brasília.
Ele foi dispensado em consequência da demissão de quatro jornalistas da emissora que tiveram mensagens racistas expostas por meio de um grupo de WhatsApp, com comentários preconceituosos e hostis sobre colegas da redação
.
Beltrão foi demitido na sequência, sob a alegação de que teria tentado proteger as profissionais do crime cometido, o que é refutado por seus colegas.
Eis a carta em apoio ao profissional:
Carta de apoio ao jornalista João Beltrão
A redação da Record Brasília vem por meio desta carta manifestar total apoio ao jornalista João Beltrão. João sempre foi um chefe respeitoso, atencioso, leal e de bom caráter. Nunca se viu João alterar a voz, lançar piadas sobre qualquer funcionário, cometer injúrias raciais ou defender comportamento preconceituoso. Portanto, as acusações contra João são infundadas. Neste tribunal do júri popular que virou a internet é preciso uma pausa e apurar os fatos com fontes diferentes antes de buscar cliques e cravar a “notícia”.
Ao expor a figura de um homem, também é exposta sua dignidade, família, caráter e valores. Nós como jornalistas devemos lembrar disso diariamente e repensar nossa função.
Mais uma vez reiteramos que, durante esses 14 anos, João foi rígido quando necessário e humano, na maior parte das vezes.
Mas sua serenidade e lealdade foram sua marca.
Força, João.