Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Quase na surdina, FOX lança 4ª e última temporada de ‘Um Contra Todos’

Julio Andrade em cena da 4ª e última temporada de "Um Contra Todos"/Divulgação

Série indicada ao Emmy Internacional, e é fato raro uma série dramática brasileira entre os finalistas da competição, “Um Contra Todos” chega nesta sexta-feira (27) (sim, depois de amanhã!) ao ar e a FOX só anunciou o feito nesta terça-feira (24).

Uma pena, até porque a série de Breno Silveira tem sido incensada no GloboPlay como nunca se viu nem na própria FOX – nem nos tempos em que a FOX era só uma empresa de Rupert Murdoch, quando seu marketing funcionava brilhantemente, sempre com mais eficiência do que se verifica agora nos tempos da Disney. A empresa do Mickey é tradicionalmente a estrangeira que, entre as gringas mais relevantes da TV paga, pior se comunica com a imprensa brasileira.

Mas vamos ao que interessa: como não nos foi dada a chance de assistir a uma première em prazo hábil, como aconteceu antes do lançamento das outras temporadas, embarco aqui nas informações do release recebido.

A trajetória de Cadu, personagem do talentoso Júlio Andrade, que aliás foi indicado ao Emmy Internacional duas vezes pelo papel, sofreu uma série de reviravoltas desde o dia em que encontraram uma tonelada de maconha no forro do teto de sua casa, ponto de partida da história. O telespectador sabe que ele é inocente e caiu numa cilada.

O enredo, iniciado a partir de um fato real ouvido pelo diretor Breno Silveira, só tinha elementos de verdade até o fim da 1ª temporada. Coube ao diretor inventar toda uma extensão daquele drama, que agora se encerra na 4ª temporada, após várias reviravoltas que levaram Cadu à prisão, ao Congresso e, por fim, à Bolívia, onde acabou se envolvendo com um cartel.

Cadu é um sujeito cheio de boas intenções, advogado, pai de família. A necessidade de sobrevivência o transforma, na cadeia, e ao sair de lá ele acaba virando deputado, novamente fracassando ao tentar ser um parlamentar honesto. Já na 3ª temporada, vêm os problemas com a mulher e seu filho, acusações de corrupção e envolvimento com o narcotráfico.

Após tentativa frustrada de levar uma vida honesta ao lado de Pepita (Júlia Konrad) e sua família, na quarta temporada Cadu assume os negócios de Pepe (Roberto Birindelli) e se compromete a levar da Bolívia para Miami uma tonelada de droga através do Brasil. Paralelamente, Malu (Júlia Ianina) tenta reconstruir sua vida e ser dona do seu destino. O problema é que nem tudo sai como planejado e só Cadu poderá evitar que aqueles que mais ama estejam em perigo. Tcharan!

No elenco também estão Fernando Arze (Angel), João Fernandes (Téo), Silvio Guindane (Mãe da Cela), Xando Graça (JP – pai de Malu), Rita Guedes (Telma) e Brenda Sabryna (Liliana). “Um Contra Todos” é dirigido por Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”) e Daniel Lieff, da Conspiração Filmes. A criação e roteiro são de Breno Silveira, Thomas Stavros e Gustavo Lipsztein.

A quarta e última temporada chega ao canal com oito episódios de 45 minutos de duração cada e a exibição semanal de episódios duplos, às sextas, às 22h30, pelo FOX Premium 2 e aplicativo FOX Premium para bons pagantes.

O Globoplay tem as três primeiras temporadas, e vale a pena maratonar. Stepan Nercessian faz um perfeito apresentador de programa sensacionalista, inspirado, dizem, na figura de Wagner Montes, apresentador que morreu no ano passado. A primeira temporada também tem Caio Junqueira, o aspirante ao Bope que morre em “Tropa de Elite”, também morto em 2019, em consequência de um acidente de automóvel.

BASTIDORES

Um bastidor interessante da série é que Breno Silveira filma tudo em ordem cronológica, ou seja, na mesma ordem em que os acontecimentos vão se desenrolando para o telespectador. Em uma produção tradicional, o diretor gravaria, por exemplo, todas as cenas da cadeia de uma vez só, para aproveitar a montagem daquele set.

Silveira faz diferente, de modo que vemos um Julinho Andrade na chegada à prisão e outro Julinho na saída de Cadu, mais fortinho, obra da malhação atrás das grades, e menos ingênuo até na postura física. É um trabalho de preparação de ator, claro, mas auxiliado pelo tempo em que cada cena é realizada.

A equipe de produção vai à loucura com esse vai e vem de cenários, mas o resultado é bem mais realista.

“Um Contra Todos” é uma série feita com auxílio do Artigo 39, recurso previsto na Lei da TV paga, que permite a um canal estrangeiro destinar a produções nacionais um imposto que deveria ser pago ao governo federal. O incentivo cobre a totalidade dos custos ou parte dele, mas, quando usado, implica manter os direitos de propriedade da obra com a produtora brasileira, abastecendo o mercado de audiovisual nacional.

O artigo 39 é um dos vários recursos que têm sido usados por canais pagos estrangeiros no Brasil. No ano passado, infelizmente, com todo o desmonte da Ancine, esse e outros recursos tiveram uso praticamente congelados.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione