Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Exclusivo: métricas do Google apontam que busca por notícias atinge nível mais alto desde 2004

Tadeu Schmidt e Poliana Abritta / Divulgação

 Material exclusivo obtido pelo TelePadi com o Google acusa o crescimento explosivo de interesse do público por notícias na TV, mas as buscas norteadas pelo segmento da notícia permitem dizer, segundo o maior portal de pesquisas no mundo, que o assunto atinge nesta temporada o seu nível mais alto desde 2004.

Ao observar a divisão semanal dos dados de busca, nota-se que o crescimento passa a ocorrer a partir da primeira semana de março. 

Além da procura pelo termo “notícia” estar crescendo, o interesse de busca pelos principais programas de jornalismo televisivo também dispararam desde o início de março no Brasil, sendo que a pesquisa sobre alguns telejornais mais que dobraram neste mês em comparação a fevereiro.

Abaixo, publicamos os telejornais brasileiros que foram mais buscados no Brasil desde 1º de fevereiro. A seguir, temos outro ranking: os dos noticiários de TV que mais cresceram nesse período.

É essencial informar que este estudo do Google não tem a ver com a audiência da TV, embora justifique parte de seu êxito, claro, mas refere-se basicamente às buscas de pesquisa no portal de pesquisas.

O estudo exclui ainda noticiários de esportes, de variedades (como Mais Você, A Tarde é Sua, Encontro) e estritamente policiais, como Balanço Geral, Brasil Urgente e Cidade Alerta.

Vamos aos mais procurados: 

  1. Fantástico (Globo)

  2. Jornal Nacional (Globo)

  3. Jornal Hoje (Globo)

  4. Domingo Espetacular (Record)

  5. Roda Viva (TV Cultura)

  6. Bom Dia Brasil (Globo)

  7. Jornal da Band (Bandeirantes)

  8. Jornal da Globo (Globo)

  9. Hora 1 (Globo) 

  10. Jornal Anhanguera (*) (TV Anhanguera-GO)

O pico de interesse de busca pelo Fantástico desde 1º de fevereiro é 9 de março. O dia de maior interesse de busca pelo Jornal Nacional é 19 de março e desde então o interesse pelo jornal segue em alta.

(*) o Jornal Anhanguera, quase uma zebra nessa lista de noticiários de rede, é da TV Anhanguera, retransmissora da Globo em Goiânia, onde trabalha o apresentador Waldemar Neto, contaminado com o Covid-19. 

 

Abaixo, estão os telejornais que mais cresceram em março, em relação a fevereiro, novamente excluindo esportes, programas policiais e de variedades:

 

Telejornais com maior crescimento em março/2020 vs fevereiro/2020

Programa

Crescimento

Globo News em Pauta (GloboNews)

185%

Café com Jornal (Band)

121%

Jornal Nacional (Globo)

114%

Fantástico (Globo)

96%

Roda Viva (TV Cultura)

95%

Jornal da Globo (Globo)

74%

SBT Notícias (SBT)

72%

Repórter Record  Investigação (Record)

53%

Jornal Anhanguera (TV Anhnaguera/Globo-GO)

51%

Leia mais:

É de filmes e jornalismo o maior consumo de TV durante a quarentena

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione