Novo programa da CNN Brasil põe canal em 4º lugar em São Paulo
Observação: Este texto foi alterado e corrigido às 16h30 de 30 de abril, após tomarmos conhecimento de que a CNN Brasil obteve o 4º lugar, e não a liderança, como havia anunciado, na ocasião. Pedimos desculpas pelo erro, produzido a partir de dados errados informados pela própria CNN Brasil e desmentidos posteriormente pelo instituto Kantar Ibope.)
O Mundo Pós-Covid, programa apresentado por Daniela Lima, que estreou no sábado (18), na CNN Brasil, colocou o canal em 4º lugar na TV paga na Grande São Paulo e em 10º lugar no PNT (Painel Nacional de TV), mapa que mensura a audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do país. Na Grande São Paulo, a CNN Brasil superou até o canal Multishow, que àquela altura exibia a super live mundial One World Together At Home, idealizada por Lady Gaga, com vários astros internacionais.
Com 0,97 ponto, o novo canal de notícias ficou 30% acima de seu maior concorrente, a Globonews.
No ranking nacional, a CNN Brasil fez 0,756 ponto, na 10ª posição, de novo acima da Globonews, que marcou 0,691 ponto, no 12º lugar, outro feito inédito.
O programa marcou a volta de Gabriela Prioli ao ar. Há duas semanas, ela desabafou que em redes sociais que se sentia constrangida por ter sido várias vezes interrompida durante o quadro O Grande Debate, por seu opositor e pelo mediador, Reinaldo Gottino. Ela fecha um time fixo de entrevistadoras, ao lado de Thais Herendia e Mari Palma, sob a ancoragem de Daniela.
Na estreia, o carismático historiador Leandro Karnal ocupou o espaço de entrevistado. O programa vai ao ar aos sábados, das 21h às 23h, com reapresentação no domingo, das 19h às 21h, quando a CNN Brasil voltou a vencer a Globonews em São Paulo, dessa vez por 1,5 ponto a 1,1 na faixa do Mundo Pós-Pandemia.
É um recorte de um horário semanal, mas é grande mérito para um canal nascido há pouco mais de um mês. No saldo do primeiro mê no ar, a CNN Brasil ocupou o 17º lugar no ranking nacional somando as 24 horas do dia. Na Grande São Paulo, alcançou a 3ª posição, bem próximo de um empate com o canal Viva, vice-líder na região, mas descontando a madrugada, ou seja, entre 7h e 0h, faixa em que o novo canal ainda é bastante frágil, chegando a perder para a BandNews.
A GloboNews foi líder nos dois cenários (PNT e GSP), na média de todas as horas, de 16 de março a 12 de abril, o que também é um feito inédito no histórico do canal. Notícias, nesses dias de Covid-19, têm liderado o consumo da atenção do público.
Confira abaixo o ranking do PNT no sábado, entre 21h e 23h, quando a liderança coube ao Telecine Premium.
- Telecine Premium 1,465
- Discovery Channel 1,460
- TLC 1,075
- Discovery Kids 0,996
- Space 0,961
- Animal Planet 0,917
- Multishow 0,842
- FOX Channel 0,785
- Viva 0,757
- CNN Brasil 0,756
- National Geographic 0,728
- GloboNews 0,691
- HBO 0,657
- A&E 0,623
- Megapix 0,611
- Universal TV 0,553
- AXN 0,544
- FX 0,503
- Nickelodeon 0,488
- TNT Series 0,476
Na TV paga, como se vê, a diferença se dá por decimais de audiência e tudo é muito fracionado. Por isso pode haver uma distância de seis posições para um mesmo canal entre o ranking da Grande São Paulo e o do PNT, como se constata no caso deste horário na CNN Brasil e mesmo no saldo consolidado de seu primeiro mês no ar.
Este ranking do PNT, por exemplo, tem resultados muito distantes dos números mensais consolidados. Um canal como TLC jamais supera o Discovery Kids, só para ficar na mesma programadora. E o Cartoon Network, normalmente entre os cinco mais vistos do mês, nem aparece aí entre os 20 primeiros, em razão do horário.
Em tempo: 1 ponto de audiência pelos dados do instituto Kantar Ibope em 2020 equivale a 703.167 pessoas no PNT e a 203.309 na Grande São Paulo.