Moro rendeu melhor sexta-feira da história da GloboNews, vice-líder da TV paga no ano
Pela primeira vez em 24 anos, a GloboNews atinge a vice-liderança da TV paga ao longo de um quadrimestre inteiro, perdendo apenas para o canal Viva, do mesmo grupo Globo. Do meio de março para cá, o canal assumiu a liderança do segmento, em razão da procura do público por notícias sobre o novo coronavírus. E na sexta-feira (24), dia em que Sergio Moro deixou o Ministério da Justiça, acusando o presidente Jair Bolsonaro de tentar intervir na Polícia Federal, o canal de notícias da Globo não só ficou em primeiro lugar, como teve a melhor audiência de uma sexta-feira em toda a sua história.
A GloboNews calcula que cerca de 5 milhões de pessoas passaram pelo canal na sexta-feira, quando o presidente Bolsonaro também respondeu às acusações de Moro, em evento cercado de ministros e do filho Eduardo Bolsonaro.
A audiência da GloboNews mais que dobrou com a cobertura da pandemia. De 16 de março a 26 de abril, houve um aumento de 108% no número de pessoas que assistiram ao canal ao longo do dia, em comparação com o período entre 1º de janeiro e 14 de março. O crescimento também foi expressivo no horário nobre, das 18h à 0h, com progresso de 105%.
A GloboNews fechou 2019 em sétimo lugar, empatada justamente com o Viva, agora alçado ao primeiro lugar no saldo total de 2020. O mais curioso é que o Viva poderia perder a condição especial de despertar a memória afetiva do telespectador nesses tempos em que todos os canais abertos se tornaram uma espécie de Viva, forçados que foram a desengavetar antigos programas para um festival de reprises.
O canal campeão do ano passado, SporTV, despencou com a suspensão de campeonatos de todas as modalidades, com peso maior para a ausência do futebol. Também em ritmo de Viva, o SporTV tirou da prateleira momentos icônicos do esporte para apostar em reprises, mas o potencial, no caso das competições, não é o mesmo alcançado pela reprise de novelas ou séries.
Com toda a família em casa, os canais infantis Discovery Kids e Cartoon Network, que há anos encabeçavam o ranking, perderam algumas posições, mas comparecem normalmente entre os cinco mais vistos.