CNN Brasil não liderou TV paga, como anunciou, na estreia de ‘Mundo Pós-Pandemia’
A CNN Brasil ficou em 4º lugar na estreia do programa “Mundo Pós-Pandemia”, no dia 18 de abril, das 21h às 23h, e não em 1º lugar, à frente de “todos os canais pagos”, como anunciou dois dias depois, tendo tido deste blog a confiança que sempre mantivemos na divulgação de dados de audiência pelas próprias emissoras. Aos leitores, peço pessoalmente desculpas pelo erro, inédito neste espaço no que diz respeito a índices de audiência recebidos, e tento aqui reparar o equívoco.
Na ânsia de festejar sua boa posição no ranking de TV paga, a CNN Brasil anunciou uma vitória que não lhe cabe. O canal informou inicialmente que foi líder absoluto da TV paga naquela ocasião, o que não aconteceu nem na Grande São Paulo nem no PNT (Painel Nacional de TV, que mensura as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país), segundo levantamento do Instituto Kantar Ibope, responsável por esse serviço no Brasil.
Inicialmente anunciados como se fossem do PNT, os dados foram contestados pela GloboNews e então identificados pela CNN Brasil como sendo da Grande São Paulo, onde o novo canal tem um desempenho bastante superior à média que alcança no resto do país.
Mas também esse recorte dos dados foi contestado pela concorrência e o TelePadi resolveu pedir socorro ao Kantar Ibope para conferir quem estava certo ou onde estaria o desencontro. Após uma análise dos números enviados pelo blog nas diferentes versões dos dois canais, o instituto informou que a CNN Brasil ficou de fato em 4º lugar, e não na liderança de todos os canais pagos durante a estreia do programa, em São Paulo.
Na região, a CNN Brasil ficou dez posições à frente da GloboNews, o que, por si só, é uma grande vitória. Mas 1º lugar absoluto é outra coisa e números não aceitam imprecisões, o que também tentamos a todo custo evitar no nosso ramo (meu e da CNN), que no caso é o jornalismo. Já que não atuamos sobre uma ciência precisa, convém buscar o máximo de rigor no uso da palavra e dos números.
No PNT, a estreia de Mundo Pós-Pandemia, comandado por Daniela Lima, com Gabriela Prioli, Thais Heredia e Mari Palma, ficou em 10º lugar e a GloboNews, em 12º, ou seja, também no PNT a CNN Brasil superou sua maior concorrente, apesar da distância reduzida em relação à Grande São Paulo.
O Kantar Ibope, desde que era uma empresa do Ibope (adquirida pelo instituto britânico, ela preserva hoje só o nome do Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa), não costuma divulgar dados de audiência a quem não paga por esse serviço. Em geral, a clientela do instituto é composta por emissoras de TV e agências de publicidade, que dependem desses números para vender seus produtos.
Jornalistas que se dedicam a noticiar dados de audiência de TV os obtêm, desde sempre, com as próprias emissoras, de modo quase oficial. Levantamentos não favoráveis a um canal costumam ser conseguidos com outros assinantes do serviço prestado pela Kantar Ibope. E é acordado que as emissoras não informam dados errados, sob a óbvia condição de manterem uma relação de confiança com os jornalistas responsáveis pela cobertura de assuntos relacionados à televisão.
Embora não forneça dados, o Kantar Ibope concorda em confirmar ou negar índices obtidos por não clientes, como nós, jornalistas, e desfazer imbróglios como os que têm surgido entre os números divulgados pela CNN Brasil e concorrentes na TV paga, não só de notícias, mas de outros segmentos, que já manifestaram contrariedade com dados informados pelo novo canal, com toda razão.
A liderança do horário que a CNN Brasil chama para si, por exemplo, naquele horário, foi da FOX em São Paulo, com 1,307 ponto, e do Telecine no PNT, com 1,465 ponto. Voltando a SP, o Animal Planet teve a vice-liderança do horário, com 1,112 ponto, e o Discovery, no 3º lugar, teve 1,1 ponto, todos à frente da CNN Brasil, que somou 0,972.
Ao divulgar que esteve na liderança, o canal informou que derrotou inclusive o Multishow, que transmitia a live One World Together At Home, o que aconteceu na Grande São Paulo, mas não com o canal de notícias no topo de todos. Nesse ranking, o Multishow nem aparece entre os dez mais vistos. Já no PNT, o Multishow supera a CNN Brasil no horário, e aqui falamos sempre em relação à faixa das 21h às 23h do dia 18 de abril.
No PNT, 1 ponto equivale a 703.167 indivíduos.
Na Grande São Paulo, 1 ponto corresponde a 203.309 pessoas.
Para mostrar fôlego, a CNN Brasil tem trabalhado com dados da Grande São Paulo, onde há mais espectadores e mais assinantes de TV paga que outras regiões, mas não que a soma do país, como mostramos acima. Em números absolutos, a região também se destaca pelo consumo de notícias, menu do canal, e, claro, por concentrar a maior distribuição de verba publicitária do país. Os canais pagos, no entanto, não têm esse hábito. Costumam fazer recortes que os favoreça, mas não por região, em sim por faixa etária ou gênero, tomando como referência sempre a base do PNT.
Com as confirmações do Kantar de que a CNN Brasil não liderou o ranking naquele dia, embora tenha sido o canal de notícias mais visto do horário, o blog voltou a questionar a CNN Brasil sobre o que teria ocorrido de errado na divulgação dos índices anunciados pela emissora.
A CNN Brasil não soube explicar o erro e atribuiu o desencontro a uma possível coleta de dados da pesquisa prévia de audiência, aquela não consolidada, capturada ao fim do mesmo dia de exibição por meio de dados preliminares aferidos em tempo real. Quase sempre há diferenças entre os números prévios e os relatórios consolidados, divulgados pelo Kantar Ibope aos clientes só no dia seguinte, e no caso da TV paga, com alguma defasagem em relação à TV aberta, em razão de tantos decimais, já que os números são bem mais fragmentados entre os canais por assinatura.
O canal informa ainda que na prévia, alguns canais não podem ser visualizados, o que teria levado a equipe da CNN a crer que não havia outra emissora paga à sua frente.
Essa observação de que se tratavam de dados prévios, no entanto, não foi feita por ocasião da divulgação do ranking errado.
Por fim, só posso lamentar o episódio, na expectativa de que tenha sido apenas um engano. Até porque um canal criado há pouco mais de um mês, ainda que sustentado pela chancela de uma marca mundialmente respeitada, só poderia se orgulhar de alcançar um 4º lugar na maior praça do país e tão à frente de seu principal concorrente, altamente estruturado há mais de 24 anos e nascido já com o DNA da notícia, berço do império dos Marinhos. Não era o caso de se anunciar líder absoluto se não o era.