Descoberto por jovens, Roda Viva faz bom barulho no Twitter para edição com Felipe Neto
Ao entregar, nesta segunda-feira (18), o centro do Roda Viva ao produtor digital Felipe Neto, hoje muito mais que um youtuber, a TV Cultura endossa uma tendência que se evidenciou nesta quarentena, com ênfase maior a partir da entrevista com o biólogo Átila Iamarino, que bateu a marca de mais de 3,5 milhões de visualizações no YouTube a ajudou a impulsionar o canal do programa no portal de vídeos para mais de 1 milhão de inscritos.
Nesse contexto, a emissora aproveitará a presença de Neto, que tem 37 milhões de inscritos em seu canal no YouTube (o dobro do portal de humor Porta dos Fundos) para consumar um avanço em direção à renovação de seu público, ou melhor, à ampliação da faixa etária que comparece diante de suas boas entrevistas.
De acordo com relatórios consolidados pela emissora a partir de dados do Kantar Ibope e do Google Analytics, o Roda Viva vem sendo “descoberto” por uma parcela mais jovem. Nesse aspecto, a quarentena tem de fato trazido para a frente da TV um público que havia abandonado o hábito da TV linear, mas, no caso do Roda Viva, esse acréscimo se consuma de modo incontestável também no YouTube, o que pode ser tratado como algo que independe do comportamento trazido apenas pelo isolamento social.
Ou seja, as circunstâncias podem ter ajudado a formar esse quadro, mas ele mostra, por uma série de fatores, que não tem prazo de validade e deve ser bem adubado.
Ciente do potencial que lhe cabe, a Cultura criou para o Twitter, rede social que mais ecoa a televisão linear, claro, em razão dos comentários em tempo real, várias ações paralelas à entrevista na TV. A ideia é inflar a já previsível repercussão que a edição com Felpe Neto terá ali. Com frequência, o Twitter tem colocado o Roda Viva no posto de assunto mais comentado nas noites de segunda-feira, quando vai ao ar pela TV e por seus canais, não só no YouTube, mas também Facebook e Cultura Mais+.
Tratada como uma edição chave na consolidação para a busca de novos perfis de público, a entrevista com o produtor digital, mais engajado que nunca em assuntos políticos, mereceu a criação de vinhetas com uma linguagem visual que aproxima o espectador do universo do entrevistado, com peças de divulgação assinadas pelo diretor de Arte Henrique Bacana.
A cabeça de comunicação do Twitter, Ticá Almeida, estará na bancada do programa para trazer à roda essa visão de negócios da internet. O próprio time de entrevistados endossa essa proposta, com figuras do mundo jornalístico de forte atuação nas redes, como o âncora da Jovem Pan Edgar Piccolli, a roteirista Mariliz Pereira Jorge, também colunista da Folha e do My News, além de Rachel Sheherazade, âncora do SBT.
Uma outra “bancada” de grifes será reunida na tela do Twitter: a âncora Vera Magalhães convidou várias celebridades da rede para participarem de uma Watch Party, festa de espectadores que vão alimentar as hashtags #RodaViva e #FelipeNetonoRoda durante a exibição da entrevista. Na lista de convidados estão Felipe Castanhari, Léo Jaime, Nil Moretto, Eduardo Paes, Mika Lins, Rosana Hermman, Carlos Tufvesson, Thiago Amparo, Marlos Apyus, Sarah Oliveira, Pedro Doria, Nilson Xavier, Fefito, Paulinha Carvalho, Carla Vilhena, Celso de Barros, Joel Pinheiro, Francisco Razzo, Pablo Ortellado, Gabriel Azevedo, Priscila Cruz, Débora Diniz e Marcelo Calero.
A ideia é instigar o debate entre juristas, comunicadores, roteiristas, artistas e outras personalidades. Os comentários dessa roda, como o do público em geral, também poderão dar o ar da graça na tela da TV Cultura durante a exibição do programa.
Vera Magalhães lança ainda em seu perfil pessoal uma ferramenta que permite interação com os seguidores em vídeos curtos de “bastidores” da atração, antes e depois da sua exibição. Enquanto isso, o entrevistado contará com sua equipe para a interação com os seguidores durante o programa.