Indústria do audiovisual promove encontros, em busca de luz no fim da quarentena
Sim, o Brasil sofre as consequências da pandemia em todos os setores e o audiovisual está paralisado pelo mesmo motivo no mundo todo. Mas, por aqui, este é um segmento que já amargava, ao longo do governo Bolsonaro, o seu pior momento desde o fim da Embrafilme, na era Collor. Daí a importância de uma série como “Quintas às 19h”, que estreia nesta quinta-feira (11), com quatro encontros virtuais semanais entre representantes dessa indústria que movimenta (ou movimentava) R$ 25 bilhões por ano e empregava mais de 330 mil pessoas.
Iniciativa da Bravi (Brasil Auiovisual Independente), com apoio do Icab (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros), a série será aberta por Alberto Pecegueiro, que deixou a direção da Globosat desde o fim do ano, após 25 anos, e Melissa Vogel, CEO Kantar Ibope Media, sob mediação de Luis Antonio Silveira, do Conselho Federal da Bravi e produtor-executivo da produtora A Fábrica.
Mesmo antes da pandemia, o ramo do audiovisual independente já amargava uma paralisação de projetos e liberação de verba, tanto para TV como para cinema, durante o governo Bolsonaro. Várias produtoras já tocavam produções autorizadas a captar verba de lei de incentivo, arcando, depois, com o não recebimento de valores já comprometidos.
Nos quatro encontros semanais, que acontecem nos dias 11, 18 e 25 de junho, e 2 de julho, profissionais do setor participam de diálogos sobre consumo, produção e narrativas. Mais que um momento de unir pensamentos, a iniciativa pretende auxiliar na proposição de ações, compartilhamento de informações, identificação de tendências e novas conexões entre os participantes.
O evento é gratuito, com foco em produtores, roteiristas, criadores, diretores, executivos do mercado, representantes de canais e plataformas, exibidores, estudantes e outros interessados na indústria audiovisual. Cada encontro terá uma hora de duração e os participantes poderão interagir com os palestrantes.
É preciso se inscrever para participar, acessando o link https://forms.gle/VTEJG6kCD2rzjLqd6.