Narrado por Fernanda Torres, ‘O Mês que não Terminou’, sobre junho de 2013, vai ao ar no Curta!
O Curta! exibe nesta sexta-feira (19), às 22h, um filme que pode ajudar a compreender como chegamos ao momento atual.
Sobre as manifestações de junho de 2013, o documentário “O Mês que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão, mostra que aquele movimento deixou reflexos na vida brasileira até agora e marca de alguma forma uma virada de página no contexto do Brasil no período democrático.
O título faz uma alusão clara ao livro de Zuenir Ventura, “O Ano que Não Terminou”, sobre 1968. Não à toa, o filme fez um bom percurso por festivais bacanas pelo mundo e comenta os desdobramentos de dois movimentos internacionais de 2011, o Occupy Wall St, em Nova York, e Os Indignados, em Madri, fazendo uma ligação entre essas ações e as manifestações que ocorreram no Brasil em junho de 2013.
Na leitura dos diretores, essa agitação desembocou nos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014 e, como uma fileira de dominós em queda, também motivou o entusiasmo pela Operação Lava Jato e a ascensão da extrema direita no Brasil.
Cientistas políticos, filósofos, psicanalistas e economistas costuram comentários ao roteiro do ensaísta Francisco Bosco.
A narração é de Fernanda Torres.
“O Mês Que Não Terminou” é uma produção da Kromaki, viabilizada através do Fundo Setorial do Audiovisual pelo canal Curta!