Final exibida pelo SBT foi o Fla-Flu menos visto desde 2016
Para o SBT, a final do Carioca entre Flamengo e Fluminense, exibida nesta quarta-feira (15), foi um golaço, mas o jogo teve a menor audiência de um Fla-Flu desde 2016.
No balanço dos dados consolidados, a TV de Silvio Santos, que se mostrava ligeiramente à frente da Globo na média do horário total da transmissão, assegura que bateu a Globo por 0,1 ponto no Grande Rio, alcançando 26,2 pontos, ante 26,1 pontos dos Marinhos.
A Globo trata o caso como empate, obedecendo ao histórico de uma emissora que não divulga dados fragmentados na TV aberta. Na TV fechada, a comparação de audiência por decimais, centésimos e até milésimos é essencial, em razão da alta fragmentação de público, mas, no fim das contas, o motivo é também o posicionamento dos canais no ranking, e voltei a este texto para atender à devida reivindicação do SBt pelo decimal que lhe cabe.
O SBT alega ainda que fez 27,2 pontos se for contabilizado apenas o horário em que a bola estava rolando, sem o pré ou o pós-jogo.
Na Grande São Paulo, região com maior concentração de verba publicitária e consumidores, o SBT teve 11 pontos, diante de 31 pontos da Globo.
No Rio, o último Fla-Flu a registrar menos de 28 pontos foi em março de 2016, na segunda rodada da Taça Guanabara, quando a audiência chegou a apenas 23, pela Globo.
Pelos dados preliminares do Painel Nacional de TV (PNT) do Kantar Ibope, a Globo bate bumbo para anunciar que obteve 80% mais audiência que o SBT, com 27 pontos de média, ante 15 registrados pela TV de Silvio Santos.
Aos cartolas do futebol e anunciantes, a Globo se apressa relatar que sua média de audiência do futebol às quartas-feiras em 2019 no PNT foi de 26 pontos – 11 pontos a mais do que o alcançado pelo SBT nesta quarta.
No saldo de cada programa, Globo só encontrou um empate no Rio durante a novela “Fina EAmpa, tendo vencido nos demais cenários, a conferir:
Em São Paulo:
Jornal Nacional – 27 x 13
Fina Estampa – 29 x 16
Cinema Especial – 19 x 8
No Rio:
Jornal Nacional – 26 x 20
Fina Estampa – 28 x 28
Cinema Especial – 18 x 14
O duelo no horário do jogo teve os seguintes placares em outras regiões:
São Paulo – 31 x 11
Porto Alegre – 31 x 11
Belém – 34 x 17
Belo Horizonte – 24 x 12