Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

SBT renasce das cinzas com aquisição da Libertadores

O SBT adquiriu os direitos de transmissão da Taça Libertadores até 2022. O contrato foi assinado na manhã desta quinta-feira (10). O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana. O SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica x Grêmio e Bolivar x Palmeiras. Só falta definir quem fará a transmissão e os comentários.

Sim, falta pagar a conta também, mas há boas perspectivas para tanto. A emissora obteve um bom retorno do mercado publicitário, sondado sobre o evento antes da assinatura do contrato.

A Globo rompeu o acordo após a Conmebol não aceitar a revisão dos valores, que segundo o UOL Esportes, beirava os R$ 60 milhões por ano para TV fechada e aberta.

Ainda não se tem informação sobre o preço pago pela TV de Silvio Santos, mas especula-se que não seja mais que a metade do que a Globo pagava pelo bolo. É preciso ver, na outra ponta, de que forma isso afetará o faturamento dos clubes e o pagamento às estrelas do espetáculo, no caso, os jogadores.

Com a saída do SporTV, a FOX Sports também poderá requisitar outras partidas para exibir na TV fechada.

Atualmente, a Libertadores conta com São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Santos, Atlético Paranaense, Grêmio e Internacional.

Televisão é feita de hábito, e essa verdade continua a valer, mesmo com todo o avanço tecnológico e seus consequentes hábitos, 70 anos depois da chegada da TV Tupi. Mas não há produto que dependa menos de hábito do que futebol, e aí falamos evidentemente dos times com maior número de torcida.

O torcedor irá atrás de seu time onde ele estiver. É por isso que mesmo estando há tanto tempo afastado do esporte, com uma breve exceção para um FlaxFlu exibido de forma muito excepcional pelo campeonato carioca, o SBT só tem a ganhar com a aquisição deste grande evento do futebol.

Isso não significa que todo aquele pacote que a Globo oferecia ao evento seja dispensável. O futebol tem o poder de fazer uma grande plateia trocar de canal, mas fazer bom proveito dessa audiência nunca é demais, promovendo o evento em telejornais e programas de esporte, item ausente da grade do SBT há décadas.

A Libertadores, de todo modo, chega em boa hora para a emissora, que perdeu muita audiência nos últimos dez anos e sofreu um esvaziamento de talentos em seu cast. Neste ano, os índices despencaram ainda mais. Raros são os dias em que algum programa ultrapassa os dois dígitos (10 pontos na Grande São Paulo).

O jornalismo, segmento que mais atraiu a atenção do público nesses meses de pandemia, tampouco ganhou hora extra na programação, além de ter sofrido sanções sob suspeita de interesses políticos defendidos por Silvio Santos.

A assinatura do contrato com a Conmebol, dona dos direitos de transmissão, foi antecipada na manhã desta quinta pelo colunista do R-7, Flávio Ricco, e confirmada há pouco pelo SBT, já com release oficial.

“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da Conmebol Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da Conmebol.

“É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT”, diz José Roberto dos Santos Maciel, CEO do SBT.

Mauro Naves, ex-Globo e atualmente na FOX, mas sem acordo com a TV aberta, é um nome sondado para compor do zero uma equipe esportiva para as transmissões, mas ele estará igualmente ocupado na TV fechada com a transmissão dos jogos do mesmo campeonato. André Henning é outra pretensão da casa. A equipe vem sendo montada em ritmo de SBT, casa habituada ao improviso e onde tudo pode acontecer de um minuto para o outro.

 

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Cristina Padiglione

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