Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Cartoon lança tirinhas contra desinformação, alvo de deformadores de opinião

Estamos em Hawkins, a fictícia cidade da série “Stranger Things”, vivenciando as experiências do mundo invertido. Canal infantil que frequenta o Top 5 da TV paga no Brasil, o Cartoon Network está lançando uma campanha contra a desinformação, matéria-prima que tem servido a muitos analistas de botequim distribuídos por programas de TV ditos de opinião e jornalismo. Nunca antes na história do mundo, não só do Brasil, os formadores de opinião foram tão confundidos com deformadores de informação.

Enquanto determinadas figuras alimentam teses que vão na contramão da ciência, em geral usando meia-dúzia de conhecidos de sua bolha para contestar estatísticas trabalhadas dentro de estudos que se valem do rigor de critérios técnicos, o Cartoon começa a veicular em redes sociais uma série de tirinhas com os personagens de suas animações, alertando para notícias falsas, premissas enganosas que muitas vezes representa risco de vida.

A iniciativa tem parceria da ONU (“ah, só podia vir mesmo desses comunistas”, dirão os deformadores de opinião), a Organização das Nações Unidas. A ideia é combater a desinformação na pandemia por meio do projeto Verificado, da ONU Brasil.

Personagens dos famosos shows “Zuzubalândia” e “Gui & Estopa”, da Mariana Caltabiano Criações, e “Irmão do Jorel”, coproduzido pelo Copa Studio, descobrem que nem tudo o que está na internet e nas redes sociais é verdade (podem somar a própria TV aos alertas de prevenção, filtrando gente que usa as câmeras para defender a hidroxicloroquina como medicamento de salvação para a Covid-19 ou o relaxamento do uso de máscaras para sua prevenção).

Na charge, depois de ler que cheiro de peixe pode eliminar o coronavírus, Zuzu percebe que estava acreditando em uma informação incorreta e entende que repassar mensagens sem checar a veracidade pode ser nocivo. O mesmo acontece com o Irmão do Jorel, que se mete em várias ciladas por causa das mensagens que Billy repassa sem ter certeza se é verdade.

Quem sabe os adultos, pais ou não de crianças pequenas, também não podem aproveitar as dicas?

Os textos não necessariamente falam em Covid. No caso de Jorel, o conteúdo tem uma abrangência maior, que leva o personagem a duvidar das mensagens e a constatar que não deveria ter confiado nelas.

As tirinhas também serão publicadas pelos perfis da ONU Brasil nas redes sociais. O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC Rio) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo, e com o apoio de articulação do NEXUS, movimento global que facilita espaços de encontro entre as novas gerações de filantropos, empreendedores sociais e investidores de impacto.

 

 

 

 

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Cristina Padiglione

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