Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Documentário mapeia a evolução das pautas sociais no Brasil por meio do ‘BBB’

Paula von Sperling, campeã do BBB 19, uma das entrevistadas na série, respondeu na Justiça sobre acusação de intolerância religiosa / Reprodução

Pedro Bial sempre disse (um pouco para defender seu papel, mas também com muita razão real) que o “BBB” é um valioso instrumento para se estudar o comportamento humano. Mais do que isso, ao longo de 21 anos e tantos paredões, o programa que mais gera engajamento do público diante da TV reflete, ao mesmo tempo em que inspira, a evolução das pautas sociais do país de 2001 a 20021.

De olho nesse material, o jornalista Maurício Stycer, meu colega de UOL e Folha de S.Paulo, conversou com 10 ex-participantes do programa, advogados e delegados sobre casos de racismo, intolerância religiosa, machismo, violência de gênero e homofobia. Eis um retrato inédito sobre o programa e sobre o brasileiro.

 A investigação de Stycer se debruça especialmente sobre os episódios que deram B.O. Daí o título “BBB – Casos de Polícia”, relembrando histórias que marcaram o reality no Brasil ao longo das 21 edições em duas décadas.

Os temas são relembrados no contexto de cada acontecimento e pela repercussão de cada fato, dentro dentro e fora da casa. A pressão do público, afinal, também afeta o modo como a Globo lida com cada cena controversa.

O documentário é dividido em dois episódios e passa pela acusação a Paula Sperling por intolerância religiosa (BBB 19),  pela expulsão de ex-participantes, como Daniel Echaniz (BBB 12), Vanderson Brito (BBB 19) e Marcos Harter (BBB 20) por suspeita de condutas relacionadas à violência de gênero dentro e fora do programa.

Stycer ouve Íris Stefanelli (BBB 7), Kleber Bambam (BBB 1 e 13), Felipe Prior (BBB 20), Serginho Orgastic (BBB 10), Ronan Oliveira (BBB 16), Marcelo Dourado (BBB 4 e 10) e Paula Von Sperling, Danrley Ferreira e Vanderson Brito (BBB 19).

Produtora do material, a MOV lançou em 2020 um outro documentário com base no programa, “O Lado B do BBB”, sobre os altos e baixos de se participar de um reality. O filme teve mais de 1,4 milhão de views no YouTube e mais de 1 milhão no Facebook.

Aqui, uma prévia da nova produção:

 

 

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione