Diga lá: Roda Viva abre sala de bate-papo via áudio no Twitter
Na última segunda-feira (15/3), durante o Roda Viva, da TV Cultura, a edição especial sobre vacinas contou com a utilização do Twitter Spaces. Trata-se de uma nova ferramenta do Twitter que permite a criação de salas para bate-papos por meio de áudio.
Segundo a Cultura, a novidade foi utilizada pela primeira vez por uma emissora de TV aberta.
A conversa contou com as participações de Gabriela Lotta, professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pedro Hallal, coordenador do EPICOVID-19; Mariana Varella, editora-chefe do portal Drauzio Varella; Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência; Denise Garrett, infectologista e vice-presidente do Sabin Vaccine Institute; Sabine Righetti, coordenadora da agência Bori de jornalismo científico; e Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura.
A cobertura feita pela equipe digital da TV Cultura teve ainda a participação do público em tempo real, também por meio de áudio e de tuítes, utilizando a hashtag do programa. Mais de 600 pessoas acompanharam ao vivo, simultaneamente.
Para Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, “a resposta de público e a adesão de especialistas mostraram que as pessoas querem compartilhar informação de qualidade em tempo de ‘infodemia’ (a epidemia de informação falsa no mundo hoje)”.
Como funciona a coisa toda e a engrenagem para alimentar o debate?
Em teste desde 2020 para iOS, a funcionalidade, que já está acessível para todos os usuários do Twitter, conta com um moderador que convida, por meio de link ou mensagem, outros participantes para a conversa. Seguidores podem ouvir o diálogo e interagir. As conversas ficam disponíveis na barra de Fleets.
O papo se desenrolou enquanto Vera Magalhães aparecia na TV –também com transmissão via Facebook e YouTube– comandando uma mesa com especialistas em vacinação e infecção de Covid-19, formada por: Carla Domingues, imunologista, ex-coordenadora do programa nacional de imunização; Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do maior programa de estudos sobre o Covid, no País; e Cristiana Toscano, infectologista e única integrante sul-americana no programa de vacinação da OMS.
Como a edição foi previamente gravada na manhã de segunda, e excepcionalmente não foi ao vivo, Vera também conduziu o debate no Twitter. O bate-papo foi criado por meio da conta dela.