Destino da CNN Brasil é incerto com saída de Tavolaro do comando
A CNN Brasil anunciou há pouco que o jornalista Douglas Tavolaro, 44 anos, está deixando a presidência do canal para se dedicar “a projetos editoriais nos Estados Unidos”.
A definição se dá após a venda da parte de Tavolaro na sociedade a Rubens Menin, dono da MRV Engenharia e do banco Inter, que já era majoritário no negócio e é quem banca os custos dessa milionária operação da CNN Brasil.
Agora dono oficial da empresa, o sócio que sempre custeou toda a operação é quem fica, e dinheiro, portanto, não há de faltar. Mas quem montou toda a engenharia que permitiu à CNN Brasil conquistar respeito e audiência em seu primeiro ano no ar foi Tavolaro, alguém que circula com trânsito livre em quase todas as esferas do poder político.
Aos 42 anos, o jornalista deixou um cargo de vice-presidente de Jornalismo na Record, há dois anos, para assumir a implantação da CNN no Brasil nessa função de CEO e sócio de Menin. Muito se especulou sobre o que levaria alguém a investir de modo tão espetacular em um novo canal pago, nicho que vem perdendo espaço no bolso do brasileiro, num momento em que todos os veículos de comunicação buscam soluções para sanar perdas publicitárias.
Com Tavolaro no negócio, várias teses se debruçaram sobre uma possível participação do próprio Edir Macedo, cuja biografia foi escrita pelo CEO agora em retirada. A CNN teve então de provar que não era um canal que serviria como porta-voz do governo Jair Bolsonaro, embora o presidente tenha se colocado sempre muito disponível para os seus repórteres, a princípio por ver no empreendimento uma nova concorrente de fôlego para a Globo, tratada por Bolsonaro como sua inimiga.
Menin ampliou os domínios da marca para o rádio e a internet, cobiçando ainda uma aliança com alguma rede de TV aberta. Em ano, trouxe vários prêmios ao canal e marcou lugar na competição com a GloboNews, líder no segmento.
Não se troca um CEO com papel tão relevante sem apresentar um sucessor, a não ser que a troca seja realmente fruto de algo imprevisível. A saída de Tavolaro, responsável por convidar todas as estrelas da casa, sem a definição de um sucessor, causou alvoroço no mercado e tensão interna a respeito do destino do canal.
Segundo o colunista Mauricio Stycer, no UOL, Tavolaro se mostrava muito animado com novos planos para o canal há apenas duas semanas, quando esteve com ele para fazer um balanço do primeiro ano da CNN Brasil.
Para tranquilizar os ânimos, Menin informou em comunicado interno que um novo CEO será definido em breve e que Tavolaro permanecerá com seu sucessor na função de comando do canal por três meses, até se desligar completamente da empresa.
Abaixo, o comunicado distribuído pela CNN Brasil à imprensa:
“O jornalista Douglas Tavolaro deixa a presidência da CNN Brasil. Tavolaro se dedicará a projetos editoriais nos Estados Unidos.
Foi uma realização profissional memorável implantar a marca CNN no Brasil. Tenho uma alegria enorme do que fizemos. Desejo todo sucesso à empresa”, diz Tavolaro.
Tavolaro também vendeu sua participação societária para a família Menin, que passa a deter a totalidade do capital da CNN Brasil.
Rubens Menin, acionista da CNN Brasil, reitera seu compromisso com a independência da emissora, destacando o papel de seu Conselho Editorial. Os executivos e profissionais da empresa continuarão a praticar o jornalismo independente que sempre a caracterizou, assentado sobre os pilares do mais elevado padrão editorial e ético, marca da CNN no mundo todo.
O nome do substituto de Douglas Tavolaro no cargo de CEO será anunciado nas próximas semanas. Uma transição de gestão será realizada e se estenderá pelo período 90 dias.
A CNN Brasil agradece a Tavolaro e reconhece sua importância desde a concepção do projeto. Seu desempenho foi fundamental para consolidar a empresa como uma das principais e mais premiadas operações jornalísticas do país.
Abaixo, a carta de Menin aos funcionários:
“Time CNN,
Tenho um importante anúncio para todos.
O jornalista Douglas Tavolaro deixa a presidência da CNN Brasil. Tavolaro se dedicará a projetos editoriais nos Estados Unidos. Ele também vendeu sua participação societária para minha família, que passa a deter a totalidade do capital da CNN Brasil em uma transição de consenso e amigável.
O novo CEO será anunciado nas próximas semanas. Além de manter os elevados padrões editoriais e éticos da empresa, ele também será responsável por liderar os investimentos em novas áreas e manter a trajetória de inovação e sucesso da CNN. Para garantir uma transição perfeita, Douglas e o novo CEO trabalharão juntos por um período de 90 dias.
Em nome de todos, eu gostaria de aproveitar para agradecer ao Douglas e reafirmar a importância que ele teve para a CNN Brasil desde a concepção do projeto. Seu desempenho liderando o nosso talentoso time de profissionais foi fundamental para consolidar a empresa como uma das principais e mais premiadas operações jornalísticas do país.
Reitero também o meu compromisso com a independência da emissora, destacando o papel fundamental do nosso Conselho Editorial. Vocês contam com o meu total apoio para continuar praticando o jornalismo independente e imparcial que sempre nos caracterizou e que é reconhecido.
Conto com vocês para voos ainda maiores!
Muito obrigado.
Rubens”