Xingamento de Mainardi está na mira do Conselho da TV Cultura
A TV Cultura manifestou contrariedade ao xingamento dito ao final da edição de quarta-feira (28) do Manhattan Connection por Diogo Mainardi e informou que está “tomando providências junto à produtora” do programa. Mas nenhuma resolução concreta foi apresentada ainda. Entre os membros do Conselho da Fundação Padre Anchieta, que tem poderes de vetos e aprovações na TV Cultura, há defesa para que o tema seja debatido entre eles.
“Se a Cultura ainda não tiver tomado alguma posição quanto ao ridículo posicionamento do Diogo, cobrarei”, disse Ricardo Ramos Filho, membro do Conselho e presidente da UBE (União Brasileira de Escritores).
“Acho que além de deselegante e grosseiro, o Mainardi mostrou-se incapaz de figurar nos quadros da emissora, por não saber, principalmente, conviver com posicionamentos diferentes do seu. O repúdio é à grossura e à visão pouco democrática do Diogo”, completa.
Ramos enfatiza que não expressa a visão do Conselho, até pelo fato de o tema ainda não ter sido levado a uma reunião entre seus membros.
Na quinta-feira (29), após o blog ter publicado que Mainardi teria xingado o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o jornalista escreveu no site O Antagonista que a frase “Como diria Olavo de Carvalho, vai tomar no cu” seria uma “referência singela” a algo dito por Fábio Porchat na primeira parte do programa.
Porchat citou Olavo ao dizer que o líder da família Bolsonaro tem mania de mandar “todo mundo enfiar coisas no cu”, mas isso foi dito mais de meia hora antes da citação de Mainardi, quando Porchat nem estava mais ali e o assunto já havia percorrido outros caminhos.
O xingamento veio logo após Lucas Mendes agradecer a Kakay pela participação no programa. Àquela altura, Porchat já havia se despedido da tela fazia tempo, de modo que a menção, sob tal justificativa, seria algo totalmente fora do contexto mencionado pelo humorista. Já a referência do xingamento ao advogado faz todo sentido, já que Mainardi o destratou desde a primeira frase ali dita.
Há 28 anos no ar, o Manhattan Connection nasceu no canal GNT, mudou-se para a GloboNews e está na TV Cultura desde janeiro deste ano, sob a ancoragem de Lucas Mendes.