Band completa 54 anos com acervo repleto de relíquias
A Bandeirantes está completando 54 anos e trabalha a efeméride com uma série que vem sendo exibida no Jornal da Band ao longo desta semana. O aniversário, propriamente, é nesta quinta (13). A Band nasceu no canal 13 de São Paulo em um dia 13, na Rua Radiantes, número 13 (e é bom que se diga que tudo isso aconteceu muito antes da fundação do Partido dos Trabalhadores, ao qual se associa hoje o número em questão).
Os dois primeiros episódios da série podem ser resgatados no site do Jornal da Band. Em seis capítulos, a produção apresenta momentos marcantes da emissora no entretenimento, no esporte, no jornalismo e nas campanhas filantrópicas apoiadas pelo grupo.
O primeiro episódio resgatou seus dias de auditório com Bolinha, Moacyr Franco, Chacrinha, Hebe e Fausto Silva no memorável “Perdidos na Noite”, programa que o levou para a Globo. Em 2022, como já foi anunciado, ele fará o caminho de volta para a rua Radiantes, no Morumbi.
Um ponto que põe a Band em um lugar muito especial da cultura brasileira está na música. Ali estão cenas antológicas com figuras como Elis Regina, Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal, Caetano e outros, das últimas cinco décadas.
Foi na Band que Ofélia Anunciato (1924-1998), talvez a primeira culinarista da TV brasileira, ganhou programa próprio e o sustentou por 30 anos. Não é à toa que a emissora acabou por abocanhar a versão mais bacana de reality show de comida, no caso, o Masterchef, que segue agora para sua 8ª temporada.
Outro episódio da série é dedicado ao humor, seara onde a Band não tem muita tradição, mas fez algumas incursões, de Ronald Golias ao CQC, passando pelos shows de improviso de Márcio Ballas.
Duas reportagens da série são dedicadas exclusivamente às grandes coberturas e à tradição democrática da Band, que há quase 40 anos promove debates eleitorais, uma conquista pós-ditadura. O público vai conhecer a história do principal telejornal da emissora, desde os tempos dos “Titulares da Notícia” até o formato atual do “Jornal da Band”.
Foi também na Band que Marília Gabriela fez a primeira versão do programa de entrevistas intimista, apropriadamente batizado como “Cara a Cara”, que depois daria cria no SBT e no GNT. E, ainda no campo das entrevistas, vale enaltecer a tradição do Canal Livre, nas noites de domingo.
Os episódios de quinta, dia do aniversário, e sexta (14), vão honrar a memória que faz jus ao slogan “Bandeirantes, o canal do esporte”, filão que esteve ligeiramente apagado por algum tempo e tem sido retomado desde o ano passado.
São da Band momentos relevantes da cobertura esportiva desde a Copa de 70, assim como as memoráveis narrações do grande Luciano do Valle, que levantou a bola do vôlei brasileiro pela tela da emissora e registrou a conquista de tantas medalhas e pódios em outras modalidades.
“Band Aniversário” vai ao ar até este sábado (15), a partir das 19h20, no Jornal da Band.