Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Sem Globo, Paulistão ganha transmissão inédita no YouTube em 2022

Imagem da final deste ano, entre São Paulo e Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Divulgação/Agência Palmeiras

O YouTube fechou um acordo com a Federação Paulista de Futebol para transmitir jogos do Paulistão a partir de 2022, tornando-se a única plataforma digital aberta a ter acesso às partidas.

Não há ainda informações sobre os jogos a que o YouTube terá direito, mas já se sabe que serão 16 partidas por temporada, sendo um jogo por rodada da primeira fase, além de uma partida das quartas de final, uma da semifinal e as duas finais.

A Globo, tradicional vitrine do campeonato, não fechou novo contrato com a federação até agora e não informou ao blog se ainda pensa em contar com a transmissão no ano que vem. Se o negócio de fato não for adiante, será o terceiro evento relevante que a emissora perderá em dois anos, somando-se à Libertadores e à Copa América, e lembrando que ainda há a Liga dos Campeões, que lá já não tinha tanta visibilidade e agora está no SBT, bem como os outros dois campeonatos.

Este é o primeiro contrato fechado pela FPF para o próximo ciclo de direitos de transmissão do Paulistão.

Para a federação, a chegada à plataforma abrirá também novas possibilidades de formatos e o acesso a imagens dos jogos para youtubers ou apresentadores que usam aquele espaço para explorar conteúdo esportivo, incluindo grifes da TV que migraram ou se multiplicaram no YouTube.

Além das 16 transmissões ao vivo, os profissionais no YouTube terão acesso a material de todas as partidas da competição, como melhores momentos, curiosidades e entrevistas.

“O YouTube possui acordos importantes no mundo do esporte, incluindo com a Major League Baseball, a MLB, nos Estado Unidos, e a Fórmula 1, na Europa. Esta parceria com a Federação Paulista de Futebol reforça nosso compromisso com o Brasil e mostra nosso empenho em ser o melhor parceiro para federações, clubes e ligas e entregar o melhor conteúdo aos fãs de esporte”, diz o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, em nota distribuída pela empresa.

“Esperamos poder trazer jogos emocionantes do Campeonato, assim como todo tipo de conteúdo relacionado à transmissão, capaz de agradar ao nosso público global e diversificado”, finaliza o executivo.

OUTROS CAMPEONATOS

Além do Paulistão, o contrato envolve outras competições, como o Paulistão Feminino, a Copa São Paulo, o Paulista Sub-20 e o Paulistão A2 e outros conteúdos que serão produzidos pela FPF sobre o futebol paulista.

A FPF centralizará a produção das transmissões e de todo conteúdo do acordo com o YouTube. A partir desse anúncio, a federação passa a negociar a contratação de uma equipe para a narração e análises das partidas do Paulistão e de outras modalidades, por meio da agência LiveMode, parceira da federação desde 2018.

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Cristina Padiglione

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