Fim do mistério de Bonner: Globo exibirá mensagens pessoais de jornalistas
A fim de mostrar que jornalista também é gente, tem família e problemas pessoais, a Globo passa a exibir, nos intervalos da programação, mensagens entre os profissionais do ramo do grupo, incluindo os do portal G1 e dos jornais Extra e O Globo.
Telefonemas entre mãe e filho, neta e avô, entre irmãos e outras pessoas serão veiculados e colocados ao alcance do público.
De certa forma, a ideia é humanizar a figura de alguém que parece mecânico aos olhos do público –para muita gente, somos meros urubus esperando notícia ruim.
Essa iniciativa mira ainda a oportunidade de exibir o processo de apuração da notícia e de como a atividade jornalística se distancia da indústria de fake news, que produz mentiras em larga escala em poucos segundos. Apuração jornalística, ao contrário, demanda tempo e checagem.
Talvez tenham a chance de mostrar que família de jornalista também reproduz fake news, reverberando o ditado de que “em casa de ferreiro,o espeto é de pau”. E mostrando que também nós vivemos a desmentir as tias do zap no grupo de família.
“Jornalista trabalha firme, mergulha na notícia, pode até passar a ideia de que faz isso com facilidade, sem medo de adoecer”, disse Bonner. Mas não é assim.
Na tarde desta quinta (10), Bonner apareceu no Instagram prometendo um anúncio importante a ser feito no Jornal Nacional do dia. A rede de especulações da internet tratou de aquecer a hipótese de o apresentador anunciar que estaria deixando o noticiário.
Frente à bolsa de apostas, Bonner voltou ao Intagram para explicar que compreendia a curiosidade de jornalistas, mas, só faltou dizer, não era bem isso. Antecipou então que se tratava de uma iniciativa da empresa que havia emocionado os jornalistas da casa.