SporTV reúne cineastas na série ‘A Olimpíada passou por aqui’
Tantos foram os acontecimentos deste 2016, em velocidade tão acelerada, que a gente mal aproveita a boa lembrança deixada pela Rio2016. Para resgatar o evento como registro que de fato afetou nossas vidas, com um olhar nada preso ao factual dos jogos, a Casa de Cinema de Porto Alegre repete com o canal SporTV uma ideia que havia sido executada na Copa de 2014. Trata-se de uma série de documentários curta-metragem dirigidos por sete cineastas cariocas ou moradores do Rio, que abordam a passagem da Olimpíada pelo Brasil. Em primeiro plano estão não as competições ou resultados, mas a diversidade de cenários, sotaques e histórias de cada um.
‘A Olimpíada Passou por Aqui’ estreia bem nesta segunda-feira, 19 de dezembro, às 23h30, no SporTV, e segue nessa vaga durante toda a semana, até sexta, 23.
O time de cineastas é formado por Cavi Borges (que dirige ‘Refugiados), Christiana Alcazar e Roberto Berliner (‘Enquanto Isso’), Isabel Joffily e José Joffily (Vidigal Olimpo), Maria Augusta Ramos (Alvo) e Rafael Figueiredo (Como ser Herói).
São episódios de 18 minutos que contam histórias sobre refugiados e uma pequena África em pleno subúrbio carioca; a mudança na paisagem da cidade e como os Jogos Olímpicos transformaram para o bem e para o mal a vida das pessoas; a cultura do boxe no Vidigal; a relação das crianças de uma escola na Zona Oeste com o evento e um ensaio que estampa um contraponto entre a Olimpíada Rio 2016 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Uma montagem narra as dinâmicas do processo no Congresso brasileiro em paralelo com imagens de partidas, jogos e provas, atletas e juízes.
A direção geral é de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, com produção de Nora Goulart.