Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Personagens trans são alvo de curso de Alice Marcone sobre construção de papéis

Alice Marcone em cena de 'De volta aos '5', série que também assina como roteirista / @alicemarconi no Instagram

Atriz, roteirista, cantora e compositora, Alice Marcone ministra em maio o curso A Construção da Personagem – Análise de filmes com personagens trans. A proposta parte da análise de uma ampla filmografia de diferentes épocas e gêneros, com personagens trans ou de performance de gênero que saia do eixo da cisgeneridade. O curso será online e gratuito, com inscrições valendo só até este domingo (10).

Estarão em pauta questões como o que é uma personagem no audiovisual e quais mecanismos podem ser usados para construir diferentes tipos de personagens em diferentes tipos de filmes, a partir de conceitos da dramaturgia, história da arte, teorias audiovisuais e literária.

No total serão quatro encontros, nos dias 3, 5, 10 e 12 de maio, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até 10 de abril no site e nas redes sociais do Projeto Paradiso, que assina a iniciativa, ao lado da Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). As vagas são limitadas. Caso seja necessária, a seleção será realizada de acordo com o perfil dos inscritos, por meio da biografia e da carta de intenção.

Alice Marcone é conhecida como estrela do “queernejo”, estilo que relê o sertanejo a partir do universo LGBTQIA+. Ela faz parte da Rede Paradiso de Talentos desde que recebeu o prêmio de Roteirista do Ano no 5º Prêmio ABRA, em 2021. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” para a Netflix, “Noturnos”, para o Canal Brasil, “Manhãs de Setembro”, para a Amazon Prime Video, e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO.

É a primeira mulher trans a lançar uma carreira no sertanejo, com os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”. Compôs também a trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor”, para o Canal Brasil. Apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, no canal E! Entertainment. É atriz protagonista do curta-metragem “Bonde”, que foi exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e ganhou diversos prêmios no Brasil. Graduou-se em Psicologia pela USP.

O Projeto Paradiso, que encampa o curso com a Abra, é uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione