Personagens trans são alvo de curso de Alice Marcone sobre construção de papéis
Atriz, roteirista, cantora e compositora, Alice Marcone ministra em maio o curso A Construção da Personagem – Análise de filmes com personagens trans. A proposta parte da análise de uma ampla filmografia de diferentes épocas e gêneros, com personagens trans ou de performance de gênero que saia do eixo da cisgeneridade. O curso será online e gratuito, com inscrições valendo só até este domingo (10).
Estarão em pauta questões como o que é uma personagem no audiovisual e quais mecanismos podem ser usados para construir diferentes tipos de personagens em diferentes tipos de filmes, a partir de conceitos da dramaturgia, história da arte, teorias audiovisuais e literária.
No total serão quatro encontros, nos dias 3, 5, 10 e 12 de maio, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até 10 de abril no site e nas redes sociais do Projeto Paradiso, que assina a iniciativa, ao lado da Abra (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). As vagas são limitadas. Caso seja necessária, a seleção será realizada de acordo com o perfil dos inscritos, por meio da biografia e da carta de intenção.
Alice Marcone é conhecida como estrela do “queernejo”, estilo que relê o sertanejo a partir do universo LGBTQIA+. Ela faz parte da Rede Paradiso de Talentos desde que recebeu o prêmio de Roteirista do Ano no 5º Prêmio ABRA, em 2021. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” para a Netflix, “Noturnos”, para o Canal Brasil, “Manhãs de Setembro”, para a Amazon Prime Video, e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO.
É a primeira mulher trans a lançar uma carreira no sertanejo, com os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”. Compôs também a trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor”, para o Canal Brasil. Apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, no canal E! Entertainment. É atriz protagonista do curta-metragem “Bonde”, que foi exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e ganhou diversos prêmios no Brasil. Graduou-se em Psicologia pela USP.
O Projeto Paradiso, que encampa o curso com a Abra, é uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, que investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.