Decifre o tal ChatGPT: Pedro e Paulo Markun ministram oficina sobre o assunto
“Se você acha que a Inteligência Artificial é um bicho papão, a cuca ou o oráculo super poderoso, participe da oficina que eu e meu filho, Pedro Markun, vamos dar na escrevedeira.com.br, nos dias 29 e 31 de maio, das 7 às 10 da noite, online.”
É assim que Paulo Markun convida as pessoas a entenderem melhor o assunto que tem dominado rodas de conversa e estudos em várias áreas nos últimos meses, dando conta dos superpoderes e riscos de imprecisão trazidos pela chamada Inteligência Artificial.
“A ideia é botar a mão na massa, não é um debate sofisticado só para quem entende de computação, Inteligência Artificial, programação ou tecnologia, nada disso: é para quem quer escrever”, explica o jornalsta, escritor e documentarista. “Afinal de contas, diante da Inteligência Artificial, nós somos sujeito ou objeto? Se você quer buscar uma resposta pra essa pergunta, e eu também quero, participe da oficina.”
Os Markuns têm se dedicado ao assunto, tendo até simulado uma suposta edição de Jornal Nacional segundo o ChatGPT, em trabalho apresentado no 8º Congresso da UFBA, Universidade Federal da Bahia, em março. Com a ajuda do chatbot, pai e filho, mais o doutorado Moisés Costa Pinto, criaram newsletters hiperpersonalizadas sobre nove personalidades públicas a partir de seus tuítes e com base em edições do JN.
As figuras retratadas foram Alexandre Garcia, Gil do Vigor, lula, Mano Menezees, Mardcelo Adnet, Miriam Leitão, Pedro Bial, Reinaldo Azevedo e Sergio Moro.
O objetivo foi testar as possibilidades e os riscos da hiperpersonalização. “As newsletters misturam notícias efetivamente exibidas pelo JN com outras que o ChatGPT tirou de algum lugar. São as tais alucinações que ele costuma fazer”, contou Paulo Markun, para quem a Inteligência Artificial vem afetando profundamente o mundo e ainda afetará muito mais, fazendo sumir empregos e expandir a produtividade.
Na oficina online, os participantes são apresentados aos conceitos fundamentais da Inteligência Artificial e terão a oportunidade de experimentar como é escrever com o auxílio da ferramenta GPT, trabalhando com recursos como personagens, diálogos, enredos e outros elementos. A oficina é dirigida a escritores, leitores e a todos aqueles que apreciam a literatura e desejam compreender e experimentar o novo potencial da IA como ajuda para a escrita criativa. Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento prévio em programação ou IA.
As inscrições para a Oficina na Escrevedeira estão abertas pelo site www.escrevedeira.com e a taxa é de R$ 200.
São seis horas de conteúdo online, distribuídas entre a noite de segunda-feira (29) e quarta (31), das 19h às 22h.